Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Abordagem Genérica

O uso da História da Ciência no ensio de Física: o que pensam os professores?

Nome do(a) autor(a)

Carlos Noel Mazia

Nome do(a) orientador(a)

Marcos Cesar Danhoni Neves

Instituição IES

UEM

Ano de Defesa

2014

Resumo

No presente estudo, objetivamos visibilizar a percepção que um grupo de professores tem acerca da utilização da História da Ciência no ensino de Física na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma descrição diagnóstica da resposta da escola aos desafios postos em sua relação com a sociedade e da equivocada forma de enfrentá-los. Discorremos também sobre a necessidade de o professor possuir concepções adequadas sobre a natureza da ciência para um eficiente trabalho voltado à alfabetização científica, enfatizando o uso da História da Ciência nessa tarefa. Analisamos as versões da História da Ciência que fortalecem as visões equivocadas do trabalho científico e os respectivos cuidados na transposição didática. Resenhamos dois projetos americanos de ensino de Física – "antagônicos" quanto à adoção da história da ciência – e dos conteúdos de história da ciência nos livros didáticos e analisamos os discursos de quatro professores relativos à História da Ciência no ensino de acordo com o referencial metodológico da fenomenologia de Husserl. As convergências desses discursos não apontaram para nenhuma resistência quanto ao uso da História da Ciência, mas para a falta de horizontes que poderiam ser visualizados por meio de janelas abertas no viver do dia-a- dia na lide escolar.

Palavras-chave

Alfabetização Científica História da ciência Sociedade Escola

Classificações

Nível de Ensino

Componente Curricular

Física

Público Alvo

Professores

Modalidade

Não se aplica