Ensino de Ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da Alfabetização Científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Nome do(a) autor(a)
Liliane Oliveira De Brito
Nome do(a) orientador(a)
Elton Casado Fireman
Instituição IES
UFAL
Ano de Defesa
2014
Resumo
O presente estudo é uma reflexão acerca do Ensino de Ciências por investigação como uma prática que facilita a Alfabetização Científica nos primeiros Anos do Ensino Fundamental. Considerando que o ensino do conhecimento físico é pouco trabalhado nos primeiros anos escolares, aplicamos uma sequência didática abordando a temática “De onde vem o arco-íris?”. A ideia de trabalhar com o assunto surgiu dos vídeos da série “De onde vem? veiculados na TV Escola. Tendo em vista que Lorenzetti e Delizoicov (2000) definem a Alfabetização Científica como um processo em que a linguagem da Ciência ganha significados, possibilitando assim a ampliação da cultura, passamos a trabalhar com a ideia de propor maneiras organizativas de ensino adequadas a essa finalidade. A pesquisa de cunho qualitativo e do tipo pesquisa ação foi desenvolvida nos dias 04 e 05 de agosto de 2014 em um 5º ano do ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Palmeira dos Índios, AL. Para tanto, utilizamos questionários, bem como fizemos uso da gravação em áudio da aula. Trabalhamos com a transcrição de dados e como procedimento de interpretação dos mesmos fizemos uso da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos quando convidados a fazerem investigações, semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de sentido e significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, compreensão e significação do mundo, isto é, se alfabetizam cientificamente.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



