Alfabetização Científica no ensino de Ciências: do saber contidiano ao saber científico por meio da estratégia de Experimentação investigativa
Nome do(a) autor(a)
Aldecira Magalhães
Nome do(a) orientador(a)
Patrícia Macedo De Castro
Instituição IES
UERR
Ano de Defesa
2015
Resumo
A pesquisa teve como objetivo verificar se a estratégia de Ensino experimentação por investigação utilizada nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental II contribui para a alfabetização científica dos estudantes. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual São Vicente de Paula, Boa Vista-RR, e o público de estudo foram 17 alunos do 7° ano, e um professor de Ciências. A metodologia baseou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de uma investigação exploratória. As três categorias que formaram o plano de observação foram: os planos de aula de experimentação, a execução das aulas de experimentação e as análises da oralidade e os registros escritos produzidos pelos estudantes durante as atividades realizadas nas aulas de experimentação. Os resultados obtidos indicaram que o Ensino de Ciências por experimentação proporcionou efeitos positivos no processo de alfabetização científica, ampliando a capacidade dos estudantes de observar e elaborar hipóteses através de um raciocínio sistematizado. Verificou-se nos resultados da pesquisa os indicadores de alfabetização científica tanto na análise da oralidade quanto para a análise dos registros escritos dos alunos. Conclui-se que as práticas através da experimentação por investigação, aliadas a teoria ministrada nas aulas de Ciências, tornam o Ensino mais atraente aos estudantes possibilitando uma aprendizagem fundamentada na alfabetização científica.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



