A Alfabetização Científica e Tecnológica no ciclo II do Ensino Fundamental: um estudo nas escolas municipais de Curitiba
Nome do(a) autor(a)
Hanslivian Correia Cruz Bonfim
Nome do(a) orientador(a)
Orliney M. Guimarães
Instituição IES
UFPR
Ano de Defesa
2015
Resumo
O tema dessa pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo geral é pesquisar e analisar as ações educativas desenvolvidas pelos professores que lecionam Ciências no Ciclo II do Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba, a fim de identificar se tais ações contribuem para o processo de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Este objetivo geral surgiu a partir da seguinte indagação: Como as ações educativas desenvolvidas pelos professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Curitiba contribuem para processo de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental? A fim de responder o problema de pesquisa, o objeto de estudo dessa investigação foram as ações educativas realizadas pelos docentes atuantes nesta etapa de ensino que lecionam Ciências Naturais. O gênero da presente investigação é a pesquisa empírica, e esta possui abordagem qualitativa de natureza interpretativa. A constituição dos dados ocorreu mediante entrevistas com nove professoras e observações de suas aulas, bem como por meio de análise documental do documento Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, mais especificamente o capítulo que se refere ao Ensino de Ciências, e dos planos de aulas das professoras colaboradoras. Para análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Mediante as análises realizadas concluiu-se que as professoras colaboradoras da pesquisa desconhecem o termo alfabetização científica e tecnológica, no entanto, realizam vários encaminhamentos pedagógicos que são importantes para o desenvolvimento da ACT, a saber: as professoras consideram o conhecimento prévio dos estudantes, e para isso realizam a roda de conversa como uma estratégia de ensino; as docentes compreendem o Ensino de Ciências Naturais como uma área importante para que o estudante tenha compreensão do mundo e que os conteúdos propostos fazem parte do dia-a-dia do educando; as educadoras realizam pesquisas referentes aos temas que serão desenvolvidos em aula em diversas fontes de pesquisa, sendo isso verificado nos planos de aula; as professoras utilizam diferentes recursos didáticos, não se restringindo apenas ao quadro de giz e ao livro didático; as educadoras planejam diferentes estratégias com o propósito de desenvolver os conteúdos de Ciências, como a rodas de conversa, a leitura de textos informativos e a pesquisa, não realizando apenas questionários; e desenvolvem temas que contemplam a articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Estas ações educativas desenvolvidas pelas professoras, bem como a compreensão que possuem em relação ao Ensino de Ciências Naturais, já são indicativos de que essas docentes estão num caminho viável para o desenvolvimento da ACT dos estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental. A pesquisa possibilitou compreender melhor o trabalho desenvolvido pelas professoras colaboradoras do Ciclo II, que lecionam Ciências Naturais na rede municipal de Curitiba, identificando as potencialidade e fragilidades nas ações educativas desenvolvidas pelas docentes. Esta pesquisa contribuiu para uma melhor reflexão sobre as ações formativas para os cursos de formação continuada mantidos pela mantenedora, bem como para a formação inicial.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Professores
Modalidade
Regular



