Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

A formulação de perguntas em aulas de Ciências: almejando a Alfabetização Científica dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública

Nome do(a) autor(a)

Leandra Tamiris De Oliveira Lira

Nome do(a) orientador(a)

Francimar Martins Teixeira Macedo

Instituição IES

UFPE

Ano de Defesa

2015

Resumo

Com este trabalho temos por objetivo geral investigar os tipos de perguntas feitas pelo professor em aulas de ciências e as implicações da mesma para um ensino que vise a Alfabetização Científica. Partimos do reconhecimento da importância da pergunta em aulas de ciências, no que se refere a promoção de interações discursivas ao estímulo a curiosidade dos alunos (LORENCINI,2000) e principalmente ao fato de que elaborar e responder perguntas é um dos aspectos centrais da cultura científica. Em termos de construção do corpus empírico, o presente estudo apresenta abordagem qualitativa e incorporou alguns dados quantitativos para avaliar o corpus da pesquisa. Como procedimentos metodológicos, foram adotados a videogravação de aulas de ciências em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Jaboatão dos Guararapes-PE, e entrevista semiestruturada com o professor da turma. Para análise do corpus, a pesquisa considerou a categoria elaborada por Aniley (1988) e LORENCINI (1995) para classificar as perguntas do professor e os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008) para análise das falas dos alunos. Verificamos em nossa análise uma freqüência elevada de perguntas de exame, e constatamos que esse tipo de pergunta não favorece o aparecimento de indicadores de AC. Em contrapartida, as perguntas divergentes e as perguntas estruturadoras não foram freqüentes, mas favoreceram o aparecimento dos indicadores de AC. Constatamos também que há uma relação entre o tipo de pergunta feita pelo professor e os Indicadores de Alfabetização Científica apresentados pelos alunos. Os resultados desse estudo permitem concluir que as perguntas do professor podem trazer contribuições para o processo de Alfabetização Científica à medida que são formuladas com o propósito de desenvolver no aluno a capacidade de raciocinar, de expor e defender sua opinião, de expressar suas dúvidas. Isto ocorre de forma efetiva em um contexto de problematização e de sistematização.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Pergunta Interações discursivas

Classificações

Nível de Ensino

EF I

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular