O ensino de Ciências por meio das mídias sonoras
Nome do(a) autor(a)
Sophia Sartini Fernandes De Oliveira
Nome do(a) orientador(a)
Carmen Irene Correia De Oliveira
Instituição IES
UNIRIO
Ano de Defesa
2015
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade investigar as possíveis contribuições que as mídias sonoras, como uma ferramenta pedagógica, podem oferecer à formação dos alunos do ensino fundamental no âmbito da alfabetização científica. Esta ferramenta pedagógica é investigada a partir de seu aspecto de laboratório de linguagem. Para isso, uma corrente do pensamento filosófico sobre a linguagem será utilizada como pressuposto teórico nesta investigação. No âmbito da alfabetização científica, as formas de inserção dos alunos na linguagem da ciência serão abordadas a partir das reflexões do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, com especial ênfase em seu conceito de jogos de linguagem tal qual desenvolvido em sua obra Investigações Filosóficas. Neste contexto investigativo, as reflexões wittgensteinianas sobre a práxis da linguagem nos contextos sociais serão de fundamental importância para o estudo da alfabetização científica no contexto midiático, como um possível caminho para a inclusão dos alunos nos jogos de linguagem da ciência.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



