Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

O ensino de Ciências por meio das mídias sonoras

Nome do(a) autor(a)

Sophia Sartini Fernandes De Oliveira

Nome do(a) orientador(a)

Carmen Irene Correia De Oliveira

Instituição IES

UNIRIO

Ano de Defesa

2015

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade investigar as possíveis contribuições que as mídias sonoras, como uma ferramenta pedagógica, podem oferecer à formação dos alunos do ensino fundamental no âmbito da alfabetização científica. Esta ferramenta pedagógica é investigada a partir de seu aspecto de laboratório de linguagem. Para isso, uma corrente do pensamento filosófico sobre a linguagem será utilizada como pressuposto teórico nesta investigação. No âmbito da alfabetização científica, as formas de inserção dos alunos na linguagem da ciência serão abordadas a partir das reflexões do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, com especial ênfase em seu conceito de jogos de linguagem tal qual desenvolvido em sua obra Investigações Filosóficas. Neste contexto investigativo, as reflexões wittgensteinianas sobre a práxis da linguagem nos contextos sociais serão de fundamental importância para o estudo da alfabetização científica no contexto midiático, como um possível caminho para a inclusão dos alunos nos jogos de linguagem da ciência.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Mídia sonora Jogos de linguagem

Classificações

Nível de Ensino

EF II

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular