Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Profissional Escolar

Alfabetização Científica no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental: (des)construindo práticas pedagógicas

Nome do(a) autor(a)

Robson Vinicius Cordeiro

Nome do(a) orientador(a)

Antônio Donizetti Sgarbi

Instituição IES

IFES

Ano de Defesa

2015

Resumo

Esta pesquisa visa investigar algumas práticas pedagógicas que possibilitem a alfabetização científica e o desenvolvimento pleno do educando, a partir do primeiro ano do ensino fundamental, à luz dos pressupostos pedagógicos da abordagem histórico-crítica, proposta por Dermeval Saviani. Tal interesse investigativo surge mediante a constituição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a busca pela alfabetização/educação plena dos educandos, na perspectiva da complexidade e da trans e interdisciplinaridade destacadas por Edgar Morin. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, valendo-se da modalidade de pesquisa-ação, congregando a observação, a participação, a intervenção e a reflexão, de forma colaborativa, para compreender as práticas pedagógicas, construídas e desconstruídas durante o processo, bem como a própria realidade na qual elas se realizam. Esta investigação ocorreu, concomitantemente, em duas turmas de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Cariacica/ES, entre os meses de maio e setembro de 2014, envolvendo 53 alunos, entre seis e sete anos, duas professoras alfabetizadoras, a pedagoga do turno e o próprio pesquisador. Os dados foram construídos através de observações in loco, registros em diários de campo, vídeo-gravações, entrevistas semiestruturadas, além de atividades realizadas pelos alunos, e analisados a partir do método hermenêutico-dialético de Maria Cecilia de Souza Minayo. O trabalho pedagógico construído e analisado, partindo do tema “Vida”, constituiu-se a partir do terrário, como artefato pedagógico e experimento coletivo, a fim de proporcionar a alfabetização científica dos educandos — como a capacidade de ler e compreender a linguagem na qual o mundo está escrito e, por meio dessa leitura, ser capaz de se posicionar perante a realidade e transformá-la para melhor, como concebe Attico Chassot — e a alfabetização e o letramento linguístico — como processo de desenvolvimento das capacidades de codificação e decodificação dos signos alfabéticos, bem como dos usos sociais desses signos nas práticas cotidianas, conforme explica Magda Becker Soares. Ao final, ainda que maneira (in)conclusiva, aponta-se para a possibilidade de diálogo e cooperação entre práticas de alfabetização científica e linguística, na perspectiva em que se verifica suas potencialidades, se atentam-se à interconexão dos saberes, à dialogicidade, à curiosidade, à experiência investigativa, à consideração dos saberes espontâneos e à formação abrangente e complexa dos educandos. Por fim, por meio do livro intitulado Vivendo e aprendendo, busca-se contribuir com reflexões e práticas que efetivem uma alfabetização plena, atenta as necessidades do mundo contemporâneo e a emancipação do sujeito.

Palavras-chave

Educação em ciências Ensino de ciências Alfabetização Científica Ensino Fundamental Educação Científica Anos iniciais do Ensino Fundamental Pedagogia histórico crítica Alfabetização letramento Práticas pedagógicas

Classificações

Nível de Ensino

EF I

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular