O ensino das interações ecológicas utilizando a Investigação Científica e a Pedagogia dialógico-problematizadora
Nome do(a) autor(a)
Marineide Abreu Batista
Nome do(a) orientador(a)
Mirley Luciene Dos Santos
Instituição IES
UEG
Ano de Defesa
2017
Resumo
Consciente da necessidade de um ensino de Ciências mais reflexivo e dinâmico que supere a mera transmissão de informações foi elaborada, aplicada e analisada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que buscou por meio da educação dialógica-problematizadora e do ensino por investigação propiciar a Alfabetização Científica de um grupo de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O assunto tratado abordou as Interações Ecológicas, e entre as várias atividades desenvolvidas, utilizamos a observação, o registro e a coleta de informações sobre as Interações Ecológicas observadas em uma Trilha Educativa em área de Cerrado. A SDI foi aplicada no Colégio Estadual Moisés Santana, em Silvânia-GO, escola de tempo integral, na disciplina Iniciação Científica, composta por 20 alunos do 6º ao 9º ano. A abordagem utilizada foi a qualitativa e a coleta de dados predominantemente descritiva, incluiu a transcrição de falas e a análise dos materiais produzidos pelos alunos. No desenvolvimento das atividades investigativas propostas na SDI, o aluno assumiu o papel de sujeito ativo, argumentando e construindo os seus próprios conhecimentos a partir da interação com seus pares e com o professor. Evidenciou-se ainda o papel do professor como um mediador da discussão, um orientador dos caminhos que os alunos devem percorrer na construção desses conhecimentos.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Iniciação Científica
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



