Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

A Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus – Bahia

Nome do(a) autor(a)

Solange Golçalves Santos De Oliveira

Nome do(a) orientador(a)

Christiana Andréa V. Prudêncio, Alexandra Marselha S. Pitolli

Instituição IES

UESC

Ano de Defesa

2017

Resumo

Vivemos em uma era em que a sociedade está cotidianamente envolvida com os avanços científicos e tecnológicos cada vez mais acentuados, sendo necessário, e, de grande importância, alfabetizar cientificamente a população, de modo que ela possa fazer uma leitura do mundo no qual está inserida, compreendendo assim a realidade de forma crítica. Para isso, é importante que o ensino de Ciências aconteça nas escolas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental de maneira sistematizada e problematizadora, estimulando os alunos a construírem seu próprio conhecimento. Isso porque o conhecimento científico, desde cedo, faz parte da vida das crianças que precisam então aprender a olhar o mundo de forma crítica e participativa, visando à transformação da realidade. A partir deste contexto, a presente pesquisa buscou analisar e avaliar em que medida as professoras dos primeiros anos do ensino fundamental de três escolas municipais de Ilhéus-Bahia julgavam trabalhar como a Alfabetização Científica com seus alunos. Essas escolas foram selecionadas por atingirem a meta acima de 4,0 e alcançarem o indicador de aprendizado acima de 4,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2014. O objetivo desta pesquisa foi analisar, com base em entrevistas semiestruturadas, em que medida a Alfabetização Científica ocorre na prática pedagógica das professoras. Para tanto, buscamos: 1) compreender suas concepções sobre a Alfabetização Científica; 2) identificar as dificuldades e possibilidades declaradas por elas para trabalharem nesse sentido e; 3) caracterizar as principais estratégias didáticopedagógicas utilizadas pelas professoras para desenvolverem a Alfabetização Científica, bem como a importância que atribuem a ela. Os dados foram analisados com base na metodologia de Análise Textual Discursiva. Percebemos com a pesquisa, que apesar de as professoras nem sempre conseguirem caracterizar sistematicamente a Alfabetização Científica e das dificuldades que têm para ensinar Ciências, que perpassam a falta de material e a própria formação deficitária, elas buscam oferecer a seus alunos aulas contextualizadas e interdisciplinares; trabalham atividades de leituras e escritas de textos científicos e procuram trazer para a sala os assuntos que julgam importantes auxiliarem seus alunos a entenderem a vida e sua realidade. Assim, apesar de todas as dificuldades encontradas para ensinar Ciências, o ensino acontece e elas estão comprometidas com sua função social: promover o acesso a conhecimentos que ajudem seus alunos a fazerem uma leitura do mundo e, transformá-lo, como diria Chassot, de preferência para melhor.

Palavras-chave

Ensino de ciências Formação de professores Formação para a cidadania Alfabelização Científica nos anos iniciais

Classificações

Nível de Ensino

EF I

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Professores

Modalidade

Regular