O uso de atividades investigativas e indicadores de Alfabetização Científica em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Nome do(a) autor(a)
Fernanda Tedeschi
Nome do(a) orientador(a)
Andreia De Freitas Zompero
Instituição IES
UNOPAR
Ano de Defesa
2018
Resumo
A cada dia os professores são desafiados a promoverem um ensino que envolva os alunos, fazendo desses participantes de todo processo ensino-aprendizagem e agentes transformadores do próprio conhecimento. O presente trabalho propõe atividades investigativas para o ensino de Ciências Naturais aos alunos do 2º ano do ensino fundamental – anos iniciais, na perspectiva dessas atividades estimularem a manifestação de indicadores de Alfabetização Científica descritos pela autora Lúcia Helena Sasseron (2008) como: levantamento e teste de hipóteses, organização de dados e explicação, e as habilidades necessárias para tal ao participarem de uma sequência didática investigativa, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores (HOCs) propostas por Zoller (2002). Optou-se pela proposição de uma sequência didática investigativa por esta proporcionar uma integração dos participantes e liberdade para que esses possam demonstrar seus conhecimentos, e ainda, a interdisciplinaridade do currículo escolar. Para aplicação da metodologia investigativa, os participantes buscaram soluções para problemas relacionados a produção de lixo e o descarte desse de forma inapropriada, realizando experimentos, fazendo reflexões e discussões sobre a importância de separar o lixo produzido por cada um e como isso pode melhorar a vida das pessoas. Como resultado, os participantes mostraram-se engajados em participar da nova experiência. Analisando os resultados obtidos a partir dos trabalhos desenhos e/ou textos feitos pelos alunos ao final de cada atividade, foi possível observar que os participantes obtiveram êxito quanto a manifestação dos indicadores de AC e, também, evoluíram quanto a linguagem da ciência, compreendendo alguns procedimentos para resolução de problemas tendo em vista o conhecimento científico, propostos Sasseron e Carvalho (2011) para o desenvolvimento da alfabetização científica através de atividades investigativas. Importante destacar que a mediação da pesquisadora na orientação das atividades foi relevante para que os estudantes se sentissem seguros na sua participação, exprimindo suas ideias e fazendo reflexões sobre o tema desenvolvido relacionando ao seu cotidiano.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



