Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Profissional Escolar

Clube de Ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de Ensino Médio

Nome do(a) autor(a)

Samantha Lira Beltrao De Faria

Nome do(a) orientador(a)

Roberto Ribeiro Da Silva

Instituição IES

UNB

Ano de Defesa

2018

Resumo

Este trabalho busca analisar a implementação de um Clube de Ciências em uma escolade ensino médio. Os Clubes de Ciências surgiram, no Brasil, a partir dos anos finais dadécada de 1950, com o objetivo de ensinar o método científico e formar novos cientistas.Considerando que esse modelo é relevante para o ensino de Ciências, identificou-se anecessidade de implementar um Clube que vise à alfabetização científica, procurando meiosque estimulem o protagonismo estudantil. Neste sentido, o presente trabalho analisou aimplementação de um Clube de Ciências em uma escola pública de ensino médio, no DistritoFederal. A partir de atividades demonstrativo-investigativas, foi observada uma significanteincorporação de conceitos científicos, além de uma maior autonomia intelectual dos alunos.Os resultados desta investigação também identificaram a importância de projetos pedagógicospara que os estudantes sintam-se inseridos no contexto escolar, além de demonstrarematuações sociais mais críticas e reflexivas.

Palavras-chave

Ensino de ciências Alfabetização Científica Ensino Médio Clubes de Ciências Projetos de Investigação

Classificações

Nível de Ensino

EM

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular