Clube de Ciências: uma análise do processo de implementação em uma escola de Ensino Médio
Nome do(a) autor(a)
Samantha Lira Beltrao De Faria
Nome do(a) orientador(a)
Roberto Ribeiro Da Silva
Instituição IES
UNB
Ano de Defesa
2018
Resumo
Este trabalho busca analisar a implementação de um Clube de Ciências em uma escolade ensino médio. Os Clubes de Ciências surgiram, no Brasil, a partir dos anos finais dadécada de 1950, com o objetivo de ensinar o método científico e formar novos cientistas.Considerando que esse modelo é relevante para o ensino de Ciências, identificou-se anecessidade de implementar um Clube que vise à alfabetização científica, procurando meiosque estimulem o protagonismo estudantil. Neste sentido, o presente trabalho analisou aimplementação de um Clube de Ciências em uma escola pública de ensino médio, no DistritoFederal. A partir de atividades demonstrativo-investigativas, foi observada uma significanteincorporação de conceitos científicos, além de uma maior autonomia intelectual dos alunos.Os resultados desta investigação também identificaram a importância de projetos pedagógicospara que os estudantes sintam-se inseridos no contexto escolar, além de demonstrarematuações sociais mais críticas e reflexivas.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



