Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

Uma experiência formativa com professores de Ciências dos anos iniciais: foco na Alfabetização Científica e ensino de Ciências por investigação

Nome do(a) autor(a)

Rozangela Gomes

Nome do(a) orientador(a)

Odisséa Boaventura De Oliveira

Instituição IES

UFPR

Ano de Defesa

2018

Resumo

A presente pesquisa trata de uma proposta de formação continuada sobre Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação, realizada em uma Escola Municipal de Curitiba com 6 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que não apresentavam formação específica em Ciências. Tem como objetivo geral analisar as contribuições dessa experiência formativa. Para tanto foram realizadas análises do Documento Curricular de Ciências do município de Curitiba; dos diários produzidos pelas professoras nas reuniões de estudos; das sequências didáticas desenvolvidas e aplicadas nas salas de aula de 3º e 4º anos. O referencial teórico que embasa o trabalho são autores da área que advogam a favor da “alfabetização científica” como Lorenzetti (2000), Sasseron (2015); do “ensino de por investigação” como Carvalho (2013), Sasseron e Carvalho (2010); da “formação continuada” como Candau (1996), Nóvoa (1995; 2009) e na noção de “sentido” da Análise de Discurso (ORLANDI, 2005; 1998). Defende-se o ensino de ciências por investigação como um caminho interessante para se chegar à alfabetização cientifica, pois para construir conhecimento é necessário levar o aluno a formular questões, identificar e investigar problemas, propor hipótese, elaborar argumentos e explicações. A alfabetização científica é considerada atualmente a finalidade do ensino de ciências, uma vez que se faz imprescindível a formação de sujeitos que compreendam os conceitos científicos de modo a contribuir para o entendimento, a discussão e a intervenção neste mundo em constante evolução científica e tecnológica. O enfoque da pesquisa foi na intervenção pedagógica (DAMIANI ET AL, 2013), que tem por finalidade contribuir para a solução de problemas práticos, ou seja, esperava-se que a participação das professoras nas reuniões de estudo, impactasse suas práticas no intuito de promover melhorias no campo educacional. Os resultados apontam alguns sentidos por elas manifestados como: ampliação de conhecimentos, processo, ação, complementação, mudança da prática, autonomia, novas aprendizagens, inovação, problematização, comparação, aplicação, aceitação, modificação, busca por participação do aluno e mudança na prática docente. Conclui-se que a formação continuada na escola realizada entre os pares foi um caminho interessante para promover algumas mudanças e percepções nas professoras participantes.

Palavras-chave

Ensino de ciências Alfabetização Científica formação continuada Ensino de Ciências por investigação Análise de discurso

Classificações

Nível de Ensino

EF I

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Professores

Modalidade

Regular