Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Profissional Escolar

Alfabetização Científica através do desenvolvimento de pesquisas sobre a biodiversidade regional em uma escola de Ensino Médio em tempo integral

Nome do(a) autor(a)

Ana Maria Alves De Brito

Nome do(a) orientador(a)

Sarah Maria Athiê De Souza

Instituição IES

UFPB

Ano de Defesa

2020

Resumo

A alfabetização científica pressupõe uma problematização crítica dos conhecimentos, sejam eles científicos ou não. Visa estimular a capacidade de interpretação de fenômenos ao mesmo tempo em que habilita o aluno quanto à aplicação dos conhecimentos na resolução de problemas e tomada de decisão. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver a capacidade de leitura crítica e a autonomia, para que pudessem desenvolver as ferramentas necessárias na escola, capazes de serem levadas a espaços de ensino não formais, estimulando a interação consciente e reflexiva na sua comunidade. Para a condução da pesquisa foram aplicadas metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos e pesquisas que versaram sobre conteúdos associados à biodiversidade regional. Essa temática foi eleita considerando a relevância do assunto na formação da identidade cultural dos alunos e a possibilidade de explorar o conhecimento prévio, para promover a alfabetização cientifica, o que levou a uma aprendizagem significativa. A condução da pesquisa coincidiu com o período da disciplina eletiva de Iniciação Científica e teve duração de seis meses. Durante esse período, foram executadas três fases da pesquisa: planejamento, processo e produtos. A fase de planejamento consistiu no desenvolvimento de atividades na forma de oficinas que estimularam a reflexão crítica e a autonomia dos alunos sobre a diversidade e classificação dos seres vivos. Na fase de processo, foram realizadas as atividades de redação de projetos, coleta e análise de dados e redação de trabalhos; e, na fase do produto, blogs, quadrinhos, panfletos e uma oficina de fósseis foram desenvolvidos por alunos e aplicados em todas as turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Essas ações demonstraram a capacidade dos alunos de colocar em prática os conceitos visualizados em sala de aula em benefício próprio e da comunidade. Como resultado, a alfabetização científica foi expressa pelos alunos ao demonstrarem sua capacidade de entender a linguagem da ciência com criticidade e autonomia no decorrer da realização de pesquisas sobre biodiversidade regional. Essa habilidade foi avaliada e mensurada por meio de comparação entre as informações coletadas em questionários e grupos focais, realizados no início e no final da pesquisa. Foram utilizados como parâmetros de alfabetização científica, eixos e indicadores disponíveis em Sasseron (2008). Foram alcançados os objetivos iniciais de alfabetização científica por meio do estudo da biodiversidade regional, percebidos ao comparar os resultados coletados no início da pesquisa com os resultados coletados no final da pesquisa. As atividades investigativas aplicadas nessa pesquisa foram registradas em um manual de práticas pedagógicas, onde as experiências podem ajudar professores a ministrar aulas investigativas com recursos regionais, promovendo a alfabetização científica. E a partir dessa experiência, novas atividades de alfabetização científica em salas de aula do Ensino Médio, possam ser desenvolvidas por meio do uso de metodologias ativas, investigativas e de pesquisa.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Pesquisa Metodologias ativas Protagonismo Eletiva

Classificações

Nível de Ensino

EM

Componente Curricular

Iniciação Científica

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular