Promovendo a Alfabetização Científica por meio de uma Sequência Didática: ressignificando concepções do sistema nervoso nos anos finais do Ensino Fundamental
Nome do(a) autor(a)
Nayara Campos Dos Santos
Nome do(a) orientador(a)
N. L., Moacir Pereira De Souza Filho
Instituição IES
UNESP
Ano de Defesa
2024
Resumo
Envolver os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, por meio de uma sequência didática para reconhecer a ciência como parte integrante da sua realidade é relevante apresentar estratégias de ensino-aprendizagem focadas nas necessidades dos estudantes, propondo uma série de atividades organizadas que permitem envolver diversas ferramentas de ensino. A pesquisadora que é responsável pelo componente curricular da referida turma, elaborou essa sequência didática com o objetivo de propor a utilização de métodos de alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental, evidenciando a importância do ensino de ciências na formação do indivíduo e facilitando a compreensão dos diversos fenômenos do seu cotidiano, sejam eles ambientais e sociais ou mesmo no que diz respeito à conscientização e autoconhecimento corporal, resultando na tomada de consciência sobre os impactos positivos de sentir-se pertencente e responsável pelas ações no meio no qual está inserido. A partir do acesso à turma do 7° ano, elaborou-se recursos e atividades didático pedagógicas através de atividades investigativas, como forma de promover a alfabetização científica nas séries finais do ensino fundamental. Os dados obtidos foram tratados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



