A Alfabetização Científica no ensino de Biologia: contribuições de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre resistência bacteriana aos antibióticos
Nome do(a) autor(a)
Jacinto De Lima Farias
Nome do(a) orientador(a)
Adervan Fernandes Sousa
Instituição IES
UECE
Ano de Defesa
2022
Resumo
O presente trabalho visa a elaboração e implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa – SEI, utilizando como situação problema o uso indiscriminado de antibióticos e o processo de seleção de microrganismos resistentes, assim como a análise de suas contribuições para o processo de alfabetização científica (AC). A SEI foi aplicada com alunos do ensino médio de uma escola pública em Sobral, no Ceará. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, onde os dados apresentam natureza qualitativa. A metodologia do trabalho baseia-se na análise da produção textual dos alunos ao longo da SEI, utilizando-se da identificação dos indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron (2008), além de verificar a aprendizagem dos mesmos por meio de questionários. Ao final das atividades foi possível observar a ocorrência de diversos indicadores de AC bem como a melhoria de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, conclui-se que uma sequência de ensino baseada em investigação pode contribuir significativamente no processo de alfabetização científica. A SEI utilizada neste trabalho configura-se como o produto educacional.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Biologia
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



