Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Profissional Escolar

O uso indiscrimado de antimicrobianos afeta a minha saúde? Uma proposta de abordagem investigativa para o Ensino Médio

Nome do(a) autor(a)

Marlise Aparecida De Oliveira Martins

Nome do(a) orientador(a)

Simone Cardoso Lisboa Pereira

Instituição IES

UFMG

Ano de Defesa

2022

Resumo

Saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais é apresentada enquanto equilíbrio dinâmico do corpo, já a Base Nacional Curricular Comum defende a percepção de que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Portanto, está relacionada com o desenvolvimento técnico científico e seu ensino tem sido um desafio para a educação quanto à garantia de uma aprendizagem efetiva para a promoção da saúde. O assunto pode ser trabalhado no ambiente escolar de maneira investigativa e transversal, pois sua importância está no cotidiano, potencializando reflexões e resolução dos problemas diários, e preparando os estudantes para transformarem sua realidade. Dentre as diversas abordagens nessa área, destaca a utilização de medicamentos pela população. É um tema relevante, pois o desconhecimento sobre o que de fato é a saúde, leva a um processo de medicalização da vida. Dentre os diversos malefícios da medicalização da vida, o uso indiscriminado de antimicrobianos é o principal fator responsável pela resistência bacteriana e aparecimento de superbactérias. Assim, também é dever da escola desenvolver ações críticas, reflexivas e educativas que promovam a saúde e a desmedicalização da vida. Ademais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação têm sido inseridas às práticas docentes para promover aprendizagens mais significativas, com metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da educação, com aulas mais dinâmicas, interativas e colaborativas. Empregando o Ensino de Ciências por Investigação como estratégia pedagógica objetiva-se, com esta proposta de sequência didática (SD), estimular, promover e valorizar o protagonismo discente, abarcando a temática sobre a desmedicalização da vida no contexto da promoção da saúde e a alfabetização científica sobre conceitos básicos de antimicrobianos, resistência a antimicrobianos e microbiologia; e ainda estimular a criação de materiais de publicidade, para a divulgação de informações sobre o uso consciente de antimicrobianos. A SD proposta e defendida aqui compreende seis etapas, compostas de nove aulas pautadas no ciclo de investigação e suas fases. Deverá ser avaliada de forma processual, levando em conta a participação dos alunos, anotações em diários de bordo, questionário de conhecimentos prévios, rodas de conversa e estímulo à elaboração de materiais de divulgação. Importante observar a assimilação, a interação e as dificuldades em relação à abordagem investigativa, identificando a alfabetização científica, compreensão da natureza da Ciência e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática e entendimento das relações existentes entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

Palavras-chave

Ensino por investigação Saúde Microbiologia Resistência a antimicrobiano Desmedicalização

Classificações

Nível de Ensino

EM

Componente Curricular

Biologia

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular