Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Doutorado Acadêmico Escolar

O uso da internet por professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, para fomentar a pesquisa, na perspectiva da Alfabetização Científica: estudo de caso em uma escola de Santa Catarina

Nome do(a) autor(a)

Simone Da Silva Conceicao

Nome do(a) orientador(a)

Edson Luiz Lindner

Instituição IES

UFRGS

Ano de Defesa

2022

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é compreender, a partir da perspectiva da alfabetização científica, como a internet é utilizada por professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, como fonte de informação no auxílio ao ensino das ciências. A pergunta que norteia a pesquisa é: como os professores de 4o e 5o anos do Ensino Fundamental utilizam a internet, enquanto fonte informação para pesquisa, no ensino das ciências, na perspectiva da alfabetização científica em uma escola privada do estado de Santa Catarina? O trabalho está situado no campo da educação científica e seus processos de ensino e aprendizagem na escola, focando nas unidades temáticas alfabetização científica, conhecimento científico, pesquisa científica e fontes de informação científica da internet, no ensino das ciências. O trabalho se caracteriza como descritivo e exploratório, com abordagem do problema de forma qualitativa. A estratégia de investigação é o estudo de caso em uma escola do estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados utilizado é a entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas, aplicada a sete professores dos 4 o e 5o anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados das entrevistas foi realizada utilizando-se a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2013). Após a aplicação da ATD, emergiram quatro categorias: Biblioteca; Fontes de Informação da Internet; Pesquisa Científica; e, Ensino e Aprendizagem. Os resultados demonstram que indicações da internet como fonte de informação se intensificaram no período da pandemia do Covid-19 (ano de 2020), ano letivo em que as aulas foram intermediadas pela tecnologia. Neste período, os alunos estiveram privados do acesso às salas ambiente, laboratórios e outras estruturas que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem em aulas presenciais. Conclui-se que fica aparente, neste estudo, lacunas quanto à formação dos professores no que se refere à alfabetização científica, à pesquisa, uso das fontes e rigor científico.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Conhecimento científico Pesquisa científica Fontes de Informação na Internet

Classificações

Nível de Ensino

EF I

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Professores

Modalidade

Regular