O uso da História da Ciência e do vê de Gowin: uma proposta de Educação Científica para professores das séries iniciais do Ensino Fudamental
Nome do(a) autor(a)
Eliana Guidetti Do Nascimento
Nome do(a) orientador(a)
Irinéa De Lourdes Batista
Instituição IES
UEL
Ano de Defesa
2008
Resumo
Esta investigação, de caráter qualitativo, tem como objeto de estudo uma proposta de formação inicial de professores pedagogos, no trabalho com a disciplina de ciências, em séries iniciais do ensino fundamental. A partir dos referenciais utilizados, identificamos uma necessidade da Alfabetização Científica neste nível de ensino; adotamos a Aprendizagem Significativa buscando a utilização de propostas inovadoras para a o disciplina de Ciências, em especial o uso dos facilitadores desta aprendizagem. A proposta produzida origina-se em uma abordagem didático-metodológica que inclui o uso da história da ciência, associado às atividades experimentais e que apresenta como forma de estruturação das atividades (execução, registro e análise), o Vê Epistemológico de Gowin. O exemplar conceitual escolhido para este trabalho foi a da germinação das sementes, sobre o qual se elaborou uma reconstrução dos principais episódios históricos necessários à compreensão deste fenômeno. Com esses elementos teórico-metodológicos articulados, criamos e aplicamos uma seqüência de atividades, em turmas de último ano do curso de Pedagogia. O acompanhamento das atividades, bem como os resultados de aprendizagem, deu-se por meio da análise dos Diagramas Vês construídos pelos alunos, ao longo dessa seqüência. Os resultados da pesquisa permitemnos inferir que esta abordagem, quando utilizada de maneira adequada, pode tornar-se mais um importante instrumento na formação dos professores das séries iniciais.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Professores
Modalidade
Regular



