Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

O ensino de Ciências por investigação em escolas da rede pública

Nome do(a) autor(a)

Bruno Auguso Rodrigues

Nome do(a) orientador(a)

Antonio Tarciso Borges

Instituição IES

UFMG

Ano de Defesa

2008

Resumo

Os resultados insatisfatórios da educação pública em avaliações como a do PISA, SAEB e a do SIMAVE são temas freqüentes de reportagens apresentadas na mídia em geral. Entretanto, concomitante com a compreensão dos resultados e implicações dessas avaliações está a necessidade de aprimoramento das mesmas em face do novo papel assumido pela educação na formação do cidadão do novo milênio. Diversas propostas curriculares como aquelas patrocinadas pela American Association for the Advancement of Science (AAAS, 1990) e National Research Concil (NRC, 1996, 2000), para o sistema educacional norte-americano, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), propostos a partir de demandas do MEC no Brasil, enfatizam que a educação em ciências deve oferecer aos alunos oportunidades de aprendizagem autêntica e significativa. A idéia central é que os estudantes aprendam não apenas os produtos da atividade científica, isto é, as leis, modelos, definições e teorias, mas também que aprendam sobre a ciência e a fazer ciência. Nesta pesquisa tentamos desenvolver uma metodologia que fosse capaz de avaliar aspectos do conhecimento procedimental geral de estudantes da rede pública no início do Ensino Médio. Um tipo de conhecimento que, segundo a literatura especializada, a metodologia de ensino por investigação é capaz de desenvolver. E por isso, esta pesquisa também se propôs a avaliar que tipo de dificuldades os estudantes de escolas da rede pública enfrentam para aprender ciências através de atividades investigativas. Para tal, elaboramos uma unidade de ensino que aborda diferentes aspectos da fase inicial de uma investigação científica, para criar situações contextualizadas que permitissem avaliar os estudantes em três momentos. Eles foram avaliados antes de iniciada a unidade, após o seu término e após o período de férias escolares. Participaram da pesquisa 67 estudantes matriculados regularmente no Ensino Médio da rede estadual de ensino de MG e dois professores de Física. Acreditamos que a metodologia desenvolvida tenha possibilitado a construção de uma imagem nítida do conhecimento procedimental geral dos estudantes e das suas dificuldades de aprendizado através do ensino por investigação. Os resultados indicam que os estudantes chegam ao Ensino Médio com um conhecimento procedimental bastante limitado, e indicam possibilidades e limitações para o planejamento de atividades de investigação voltados para a alfabetização científica ao longo do Ensino Médio.

Palavras-chave

Classificações

Nível de Ensino

EM

Componente Curricular

Física

Público Alvo

Alunos, Professores

Modalidade

Regular