Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

O ensino de Astronomia contribuindo para a Alfabetização Científica dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Nome do(a) autor(a)

Claudinéa Falcheti Nunes

Nome do(a) orientador(a)

Evonir Albrecht

Instituição IES

UFABC

Ano de Defesa

2019

Resumo

A Astronomia é uma das ciências mais antigas, haja vista que apresenta o conhecimento elaborado a partir do encantamento e da observação do céu, pelos diferentes povos em diferentes épocas. No entanto, percebemos uma carência no ensino desta ciência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em toda a Educação Básica. Ao estudar conteúdos como as estações do ano, o movimento de rotação responsável pelo dia claro e pela noite, o calendário, conteúdos onde o ensino de Astronomia está presente, percebemos na maioria dos casos, que estes são trabalhados através da transmissão de informações, sem proporcionar aos alunos oportunidade da pesquisa e da descoberta, através da validação de suas hipóteses, fatores essenciais para a Alfabetização Científica. Diante destes apontamentos surgiu a questão norteadora desta pesquisa: Como o ensino de Astronomia contribui para a Alfabetização Científica dos alunos dos anos iniciais? Para responder esta questão estabelecemos o objetivo da pesquisa: Analisar as contribuições do ensino de Astronomia para a Alfabetização Cientifica. Elaboramos uma sequência didática, e esta foi desenvolvida com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino no município de São Bernardo do Campo. Esta é uma pesquisa-ação participante, de caráter qualitativo onde o pesquisador que também era o professor do grupo único, participou como mediador, se envolveu com a ação planejada e com as situações investigativas. As produções dos alunos, foram analisadas à luz dos referenciais teóricos escolhidos. Os dados foram constituídos por meio de anotações em diário de campo do pesquisador, durante as rodas de conversa e desenhos (linguagem não verbal) efetuados pelos alunos, antes e após a exibição do filme de animação “Por que as estrelas piscam” da série Show da Luna. Consideramos que propostas didáticas, como a apresentada, colaboram para interpretarmos os processos de elaboração do pensamento da criança. Elas, são possíveis e necessárias, para que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, construam o conhecimento científico. Esta pesquisa não tem a pretensão de formular novas propostas curriculares de Ciências para os anos iniciais, mas, apresentar possibilidades de trabalho com conceitos básicos de Astronomia e as contribuições para a Alfabetização Científica dos alunos desde o início do Ensino Fundamental e levar os envolvidos no processo ensino-aprendizagem refletirem sobre este assunto e enxergarem possibilidades de novos trabalhos e pesquisas.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Ensino Anos iniciais Astronomia

Classificações

Nível de Ensino

EF I

Componente Curricular

Ciências

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular