Contribuições da problematização como estratégia didática para a Alfabetização Científica (AC) nas aulas de Ciências
Nome do(a) autor(a)
Juliana Arruda Da Silva
Nome do(a) orientador(a)
Maria Delourdes Maciel
Instituição IES
UNICSUL
Ano de Defesa
2019
Resumo
O ensino de Ciências, em suas diferentes perspectivas, envolve habilidades e competências científicas que contribuem para a formação do estudante e o exercício da sua cidadania, podendo ser realizado de forma interdisciplinar, envolvendo diferentes conteúdos que oportunizam reflexão durante sua abordagem. Esta dissertação é resultado de uma intervenção pedagógica em que se utilizou aproblematização como estratégia didática de ensino de Ciências no Ensino Fundamental anos finais com vistas a promoção nos estudantes de indicadores de Alfabetização Cientifica (AC). Os sujeitos da pesquisa foram estudantes matriculados no 7⁰ ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, localizada em Guarulhos- Grande São Paulo. A pesquisa se justifica não somente pela necessidade de testar estratégias de ensino que possibilitem a AC, mas também pela possibilidade de aquisição de novos conhecimentos pelo estudante; O objetivo da pesquisa foi desenvolver, aplicar e avaliar o potencial de uma sequência didática envolvendo a problematização como estratégia de ensino. Os resultados da pesquisa foram considerados qualitativamente a partir da análise dos trabalhos produzidos pelos estudantes.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



