Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Acadêmico Escolar

Estudo do método investigativo como recurso à Alfabetização Científica em Química para alunos do Ensino Fundamental II

Nome do(a) autor(a)

Robson Santos Da Silva

Nome do(a) orientador(a)

Ana Cláudia Kasseboehmer

Instituição IES

USP

Ano de Defesa

2019

Resumo

Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostas atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9° ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9° ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Ensino de Química Ensino Investigativo Laboratório investigativo

Classificações

Nível de Ensino

EF II

Componente Curricular

Ciências (Química)

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular