Estudo do método investigativo como recurso à Alfabetização Científica em Química para alunos do Ensino Fundamental II
Nome do(a) autor(a)
Robson Santos Da Silva
Nome do(a) orientador(a)
Ana Cláudia Kasseboehmer
Instituição IES
USP
Ano de Defesa
2019
Resumo
Este projeto teve como foco de pesquisa o uso de aulas práticas, empregando-se do método investigativo em busca da alfabetização científica de alunos do ensino fundamental II. Como referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Lúcia Helena Sasseron e Ana Maria Pessoa de Carvalho, cujas pesquisas são voltadas à Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Fundamental. Foram propostas atividades investigativas no laboratório de química como instrumento de coleta de dados com estudantes do 9° ano do ensino fundamental da rede privada de ensino, da cidade de Descalvado. Com isso, foi possível observar o potencial que as atividades investigativas possuem na promoção da Alfabetização Científica para alunos do 9° ano auxiliando na inserção desses estudantes numa sociedade onde, constantemente é exigida a capacidade de reflexão em problemas do cotidiano.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências (Química)
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



