A interdisciplinaridade como ferramenta de promoção da Alfabetização Científica no ensino de Química
Nome do(a) autor(a)
Daniella Alves Sant' Ana
Nome do(a) orientador(a)
Gabriel De Araújo Santos
Instituição IES
UFRRJ
Ano de Defesa
2020
Resumo
Atualmente, o ensino de Química ministrado nas escolas é baseado na memorização, transmissão de conteúdo e definições de leis isoladas, o que causa no aluno a falta de interesse pela matéria. Apesar de importantíssima, o fato de a Química aparecer descontextualizada e individual faz com que os alunos acreditem que ela não é necessária dentro do currículo das escolas técnicas agrícolas, dificultando, assim, sua aprendizagem. O próprio fato da formação dos professores ser fragmentada dificulta a proposta de currículo integrado, uma vez que cada disciplina fica isolada, aparentando não ter nenhuma relação entre elas. A fim de proporcionar o melhor aprendizado e promover a alfabetização científica nos alunos dentro da disciplina de Química, é preciso usar estratégias e abordagens diferenciadas. O corrente projeto propõe melhorar o ensino de Química através de uma proposta experimental interdisciplinar, relacionando a disciplina de Química com a disciplina de Qualidade de Água. O principal objetivo desse projeto é, através da interdisciplinaridade, contribuir para a alfabetização científica dos alunos envolvidos. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de questionário diagnóstico, observação, roda de conversa e posterior análise qualitativa do possível conhecimento incorporado pelos alunos envolvidos. Os resultados foram concludentes em formato de uma súmula, aspirando responder questões como: A interdisciplinaridade de fato auxilia no processo de alfabetização científica quando usada dentro do ensino da Química? A conclusão foi feita através das análises dos dados.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Interdisciplinar
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



