Atividades práticas nas aulas de fisiologia humana no Ensino Médio
Nome do(a) autor(a)
Cristiane Rosa De Faria Cardoso
Nome do(a) orientador(a)
Christiano Del Cantoni Gati
Instituição IES
UNB
Ano de Defesa
2020
Resumo
Vários estudos têm demonstrado que as atividades práticas auxiliam na aprendizagem dos alunos, motivando-os e despertando o interesse pelas aulas de Biologia. Atualmente, a maioria das aulas são teóricas expositivas, levando somente à memorização de conteúdos. As atividades práticas investigativas contribuem para a melhoria desse quadro, despertando suas diversas inteligências e competências, a curiosidade e o pensamento crítico, almejando, principalmente, uma aprendizagem relevante para dentro e fora da escola. Nesta pesquisa foi produzida e aplicada uma sequência didática com aulas práticas sobre o sistema respiratório com uma abordagem investigativa e que poderá ser utilizada nas aulas de biologia no ensino médio, auxiliando na construção do modelo do pulmão e na resolução de três situaçõesproblemas (engasgamento, pneumotórax e crise asmática). A pesquisa foi desenvolvida em um colégio da rede pública estadual na cidade de Anápolis (GO) com vinte e três alunos da segunda série do ensino médio, que foram organizados em pequenos grupos na sala de aula. A partir de um problema ou questionamento proposto pela professora sobre o sistema respiratório, os alunos foram instigados a exporem suas hipóteses, levantarem e registrarem seus dados, discutirem as ideias com seu grupo e, por fim, comunicarem seus resultados com a turma, tendo como meta a compreensão do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades cognitivas próprias do conhecimento científico. Para essas etapas, foi utilizado o Ensino por Investigação como uma Abordagem Didática para a construção da sequência didática, almejando, também, a Alfabetização Científica. Os resultados demonstraram uma possibilidade na melhoria do desempenho dos estudantes tanto na motivação e no interesse quanto na aprendizagem do conteúdo trabalhado de forma investigativa, pois visava o protagonismo dos alunos. Em relação às respostas ao questionário aplicado, os resultados mostraram o aumento na atenção dos estudantes, melhora no entendimento dos conceitos, na capacidade de relacionar o conteúdo trabalhado com situações cotidianas e com os conhecimentos prévios, além do da melhora na interação entre os alunos, na motivação e no interesse. Assim, além de aprenderem conteúdos específicos de forma mais integrada, relevante e contextualizada, também desenvolveram habilidades envolvidas no saber científico.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Biologia
Público Alvo
Alunos
Modalidade
Regular



