Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica

Banco de Dissertações e Teses

Voltar
Mestrado Profissional Escolar

Uso de metodologias ativas no ensino de Entomologia no Ensino Médio

Nome do(a) autor(a)

Silvia Cavalcanti Leal

Nome do(a) orientador(a)

Alessandre Pereira Colavite, Maria de Fátima Camarotti

Instituição IES

UFPB

Ano de Defesa

2020

Resumo

O Ensino de Biologia atual demanda que os professores inovem na sua prática pedagógica utilizando metodologias ativas que contribuam de forma eficaz com o processo de ensinoaprendizagem. Nesse contexto, ocorreu o planejamento de uma sequencia didática que buscoupromover a Alfabetização Científica através do ensino por investigação e que contribuírampara a construção e divulgação do conhecimento científico sobre os insetos. Assim, com estapesquisa, pretendeu-se aprimorar o ensino sobre Entomologia no Ensino Médio a partir dautilização de metodologias ativas. Dessa forma, foi planejada e aplicada uma sequênciadidática com uma turma do 2º ano do Ensino Médio regular na Escola Estadual de EnsinoFundamental e Médio Francisco Apolinário da Silva, localizada no município de Areial,estado da Paraíba, tendo como público alvo 31 estudantes. O trabalho trata-se de umapesquisa-ação de natureza aplicada com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento deobtenção de dados, foi aplicado um questionário pré-teste que analisava o conhecimentoprévio dos estudantes, como também, um questionário pós-teste que foi aplicado após asestratégias e abordagens metodológicas utilizadas e, dessa forma, foi possível avaliar aeficácia das atividades produzidas e aplicadas com os estudantes no processo de ensinoaprendizagem. O planejamento da sequência didática incluiu: (1) atividades práticas, (2)atividade de campo, (3) atividade laboratorial e (4) atividade de elaboração de cartazes paracompor um mural sobre os insetos e socialização do tema. Com isso, a maioria das respostasobtidas por meio dos questionários foi categorizada por análise de conteúdo. Evidenciou-seque os estudantes desenvolveram habilidades de questionar, investigar, organizar e comunicare que houve um maior aprendizado sobre as características morfológicas dos insetosrelacionando-as com seu hábito alimentar e de vida, como também sobre a importânciaecológica, econômica e médica dos insetos. Constatou-se que quando se estuda os insetosdentro de um contexto que envolve as relações ecológicas, utilizando-se de metodologiasativas, as opiniões de caráter predominantemente negativo como as evidenciadas em algumasrespostas do pré-teste se diluem, cedendo espaço para opiniões que incorporem os aspectosecológicos dos insetos. Portanto, após as metodologias ativas utilizadas nas aulas, ocorreu ummaior aprendizado, tendo em vista que as respostas do pós-teste evidenciaram uma evoluçãonos níveis de Alfabetização Científica. Os estudantes forneceram respostas mais complexas,bem como, explicações adequadas dos conceitos científicos demonstrando uma compreensãointegral sobre os insetos, reforçando assim a importância de utilizar metodologias ativas nas aulas de Biologia como forma de aprimorar o ensino de Entomologia no Ensino Médio. O planejamento e a aplicação da sequência didática resultaram em um produto final que acompanha esta pesquisa. Assim, o produto que consta de uma sequência didática, servirá de recurso didático que auxiliará a prática docente, mediante a sugestão de atividades para desenvolver, através de metodologias ativas, o conteúdo de Entomologia no Ensino Médio. Assim, a sequência didática facilitará o processo de ensino-aprendizagem do tema por meio de um ensino investigativo e contextualizado.

Palavras-chave

Alfabetização Científica Aprendizagem Ensino de Biologia Ensino por investigação Protagonismo

Classificações

Nível de Ensino

EM

Componente Curricular

Biologia

Público Alvo

Alunos

Modalidade

Regular