O ensino de Ciências da Natureza no cárcere: o uso de Sequências de Ensino Investigativas para a promoção da Alfabetização Científica
Nome do(a) autor(a)
Bruna Pimenta Soares
Nome do(a) orientador(a)
Paulo César De Almeida Raboni, Gesilane de Oliveira Maciel José
Instituição IES
UNESP
Ano de Defesa
2023
Resumo
O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o uso desenvolvimento de Sequências de Ensino Investigativas (SEI) em aulas de Ciências da Natureza para alunos privados de liberdade tendo em vista a promoção da Alfabetização Científica (AC). A pesquisa foi realizada por meio do planejamento e uso de uma SEI a alunos reclusos em uma unidade penitenciária do interior do estado de São Paulo. À luz desta proposta, estabelecemos algumas considerações importantes ao abordarmos a educação no espaço carcerário, isso porque estamos tratando da intersecção de duas políticas: a educacional e a prisional. Isso fez com que tomássemos como premissa a promoção da alfabetização científica que, por sua vez, coloca enquanto necessidade a investigação de metodologias de ensino e aprendizagem dentro da área das Ciências da Natureza desenvolvidas no espaço prisional. Neste trabalho, realizamos a produção dos dados através da aplicação de questionários, análise documental das atividades realizadas ao longo da SEI e das observações registradas em diário de bordo que, seguidamente, foram aprofundadas pelo crivo metodológico da Análise de Conteúdo. Deste modo, pode-se aferir que a SEI contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica dos alunos participantes da pesquisa. Com isso, reforçamos que tais estratégias contribuem com o processo formativo-científico destes alunos, bem como estimula o sistema penitenciário a cumprir seu papel, o de tornar a pessoa reclusa apta a conviver em sociedade novamente.
Palavras-chave
Classificações
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Modalidade
EJA



