Uma Sequência de Ensino Investigativa utilizando a mágica como elemento mobilizador
Metadados
Título
Uma Sequência de Ensino Investigativa utilizando a mágica como elemento mobilizador
Resumo
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática sobre eletromagnetismo, utilizando uma abordagem de ensino por investigação a partir de truques de mágica junto a estudantes do ensino médio. Por meio da participação em um “show de mágica”, os alunos vivenciaram oportunidades para levantar hipóteses, testar suas ideias e construir explicações sobre os truques observados. Enquanto pesquisa, o trabalho possui as seguintes questões: o ensino por investigação proposto, a partir da mágica, tem potencialidade para contribuir com a alfabetização científica de estudantes? Além disso, a mágica mobilizou os estudantes a se envolverem na busca por explicações dos fenômenos? O referencial teórico é constituído, principalmente, a partir de obras que abordam o ensino por investigação e a alfabetização científica (AC). A metodologia segue a linha qualitativa e a perspectiva de estudo de caso, analisando o desenvolvimento da sequência de ensino investigativa junto a alunos de uma escola privada do interior de Minas Gerais, com o objetivo de identificar indícios de alfabetização científica e se a mágica realmente teve papel mobilizador, para os estudantes, na busca de explicações para os fenômenos observados. Foram buscados indicadores de alfabetização científica (SASSERON, 2008) durante o processo de apropriação do conhecimento dos temas relacionados ao eletromagnetismo, analisando as discussões orais, a partir da gravação de aulas e transcrição das falas, e um questionário individual feito pelos alunos ao final do processo. A partir dos resultados, foram evidenciados os indicadores de alfabetização científica presentes nas aulas, o que evidenciou que o ensino investigativo proposto contribuiu com o processo de AC, e também a mobilização dos alunos em relação ao uso da mágica para o ensino de física. Por fim, foram feitas sugestões em relação as possíveis melhorias para outros desenvolvimentos da sequência.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2022
GRAU DE TITULAÇÃO
MP
AUTOR
Bruna de Melo Alves
ORIENTADOR
Fabio Marineli
NOME DO PROGRAMA
Ensino de Ciências e Educação Matemática
INSTITUIÇÃO
UFLA
CIDADE
Lavras
UF
MG
PALAVRAS-CHAVES
Sequência Didática; Ensino por Investigação; Alfabetização Científica; Ensino de Física; Eletromagnetismo; Experimentação.
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EM
COMPONENTE CURRICULAR
Física
PÚBLICO-ALVO
Alunos
PROBLEMA DA PESQUISA
O ensino por investigação proposto, a partir da mágica, tem potencialidade para contribuir com a Alfabetização Científica de estudantes? Além disso, a mágica mobilizou os estudantes a se envolverem na busca por explicações dos fenômenos?
OBJETIVO GERAL
Identificar indícios de AC no desenvolvimento de uma SD que propõe a mágica como elemento de mobilização. Além disso, se a mágica realmente teve papel mobilizador, para os estudantes, na busca de explicações para os fenômenos observados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
N. I.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim