Uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Termometria e Calorimetria na perspectiva da Alfabetização Científica
Metadados
Título
Uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Termometria e Calorimetria na perspectiva da Alfabetização Científica
Resumo
Há, no Brasil, um considerável número de escolas de ensino médio que adotam sistemas didáticos apostilados. Em geral, priorizam um ensino focado na preparação dos estudantes para os vestibulares. No caso da Física, esta situação se reflete em práticas pedagógicas assentadas no uso de fórmulas e técnicas de resolução de problemas, o que leva boa parte dos estudantes a se sentirem desmotivados e distantes de uma compreensão mais abrangente e contextualizada da Física. Trata-se de uma situação contraditória frente aos preceitos encontrados em documentos oficiais sobre educação básica, os quais expressam a importância de se ensinar uma Física que permita aos alunos compreenderem melhor o mundo que os cerca. Acreditando ser possível aproximar a realidade descrita acima com os preceitos oficiais, este trabalho se colocou a tarefa de construir uma sequência didática que permita uma abordagem mais abrangente da Física para ser aplicada num contexto de sistema apostilado. Para isso, alguns elementos da perspectiva da Alfabetização Científica foram tomados. Em particular, partindo-se de uma visão metodológica pluralista, desenvolveu-se uma sequência didática que, além das apostilas, lançou mão de um texto historiográfico, um experimento demonstrativo, um vídeo e uma simulação computacional. A proposta foi aplicada em uma sala do segundo ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de São Bernardo do Campo. Os temas de física escolhidos foram a Termometria e a Calorimetria. Através de questionários e testes visando explorar o desenvolvimento motivacional e conceitual dos estudantes foi possível inferir que a sequência proposta atingiu seus principais objetivos.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2016
GRAU DE TITULAÇÃO
MP
AUTOR
José Alberto Fazano
ORIENTADOR
Lucio Campos Costa
NOME DO PROGRAMA
PROFIS-Ensino de Física
INSTITUIÇÃO
UFABC
CIDADE
Santo André
UF
SP
PALAVRAS-CHAVES
Ensino de Física; Sequência Didática; Alfabetização Científica; Sistemas Apostilados
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EM
COMPONENTE CURRICULAR
Física
PÚBLICO-ALVO
Alunos
PROBLEMA DA PESQUISA
N. I.
OBJETIVO GERAL
Elaborar uma proposta de sequencia didática (aqui considerado como um produto educacional), tratando de conteúdos de física segundo a perspectiva da AC e que pudesse ser implementada num contexto de ensino de apostilado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
N. I.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim