Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
Metadados
Título
Uma proposta de articulação do tema Vacinação para promoção da Alfabetização Científica
Resumo
Desde 2019, com o surgimento do novo vírus SARS-CoV-2, até a atualidade, ano de 2022, o mundo vem enfrentando verdadeiras batalhas contra o vírus e as suas consequências. Nesse contexto de pandemia e dos diversos aspectos políticos envolvidos na temática, é possível notar uma maior participação do movimento antivacina nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, em razão da grande quantidade de notícias de conteúdos falsos (fake news) veiculadas. A percepção da polarização que se estabeleceu na sociedade brasileira e o movimento de descredibilização da ciência, fez-me refletir sobre a importância de ações de popularização do conhecimento científico, da formação cidadã e da escola. Esse cenário de pandemia da Covid-19 e seu impacto em toda sociedade brasileira, especialmente nas escolas com a suspensão de suas atividades por um longo tempo, levou-me à reflexão sobre a importância do conhecimento científico e a sua visão crítica para o ensino de Ciências. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino do conteúdo Vacinação para alunos do 70. ano do Ensino Fundamental da rede básica de Ensino, referenciada na pedagogia dialógica de Freire e no seu conceito de tema gerador, assim como nos preceitos de Alfabetização Científica de Chassot. A proposta resultou na sequência didática intitulada “Vacinação: uma proposta de metodologia de ensino”.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2022
GRAU DE TITULAÇÃO
MP
AUTOR
Julia Rocha Nadaes
ORIENTADOR
Maria Bernadete Pinto dos Santos
COORIENTADOR
-
NOME DO PROGRAMA
Ensino de Ciências da Natureza
INSTITUIÇÃO
UFF
CIDADE
Niterói
UF
RJ
PALAVRAS-CHAVES
Movimento antivacina; Alfabetização científica; Tema gerador; Sequência didática.
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EF II
COMPONENTE CURRICULAR
Ciências
PÚBLICO-ALVO
Alunos
PROBLEMA DA PESQUISA
Como articular o conceito de tema gerador de Freire das atuais questões sobre a Vacinação para promoção de uma Alfabetização Científica, conforme Chassot (2018), dos alunos e das alunas do sétimo ano do Ensino Fundamental?
OBJETIVO GERAL
Elaborar uma metodologia para o ensino do conteúdo “Vacinação”, em aulas de Ensino de Ciências do 7o ano, embasada nos pressupostos teóricos de Freire (2019) e de Chassot (2018).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Promover diálogos para definição de um tema gerador para contextualizar o conteúdo “Vacinação”; 2) Articular o conteúdo “Vacinação” com o tema gerador estabelecendo como estratégia o diálogo professor-aluno e aluno-aluno; 3) Elaborar uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo “Vacinação”; 4) Propor formas de avaliação das atividades; 5) Elaborar proposta de Ensino sobre o conteúdo “Vacinação”.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim