Sequência de Ensino Investigativa sobre o bioma Cerrado: uma proposta para o Letramento Científico
Metadados
Título
Sequência de Ensino Investigativa sobre o bioma Cerrado: uma proposta para o Letramento Científico
Resumo
O ensino de Ciências precisa voltar-se cada vez mais para a busca de soluções de
problemas, em que o estudante atue como protagonista das investigações, além de
conhecer a aplicabilidade da Ciência no cotidiano e desenvolver uma consciência
crítica para promover o conhecimento científico. Portanto, o ensino de Ciências
precisa ir além da memorização de conceitos, questões com respostas prontas ou
experiências para comprovação de uma teoria, mas um ensino direcionado para
novas possibilidades com base na resolução de problemas e levantamento de
hipóteses, o que possibilita a criatividade e o protagonismo dos alunos. Desta forma,
este trabalho busca responder a seguinte questão: como a abordagem do Ensino por
Investigação, com tema “Bioma Cerrado” pode auxiliar no Letramento Científico dos
estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de
Anápolis-GO? Para tanto, usamos a abordagem do Ensino por Investigação, com
aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) à luz da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO
Ampliado) e análise de Indicadores de Alfabetização Científica, com o intuito de
auxiliar o processo de Letramento Científico. A metodologia adotada foi uma pesquisaação respaldada nos documentos oficiais da educação brasileira, em especial a BNCC
e DC-GO Ampliado, nos aportes teóricos sobre Alfabetização Científica, Letramento
Científico, Ensino por Investigação e nas concepções do construtivismo. Os dados da
investigação, de acordo com os desdobramentos da SEI, perpassam pelas seis
etapas conforme proposto por Carvalho (2013). Os dados foram analisados a partir
dos conhecimentos prévios até avaliação final, fundamentada na Análise de Bardin
(2016). Para avaliação, numa perspectiva processual, foram utilizados diversos
instrumentos como a aplicação de questionários, atividades desenvolvidas em grupo
e individualmente, em ambiente formal e não formal. As discussões ancoradas nos
resultados da aplicação da SEI, sob alguns aspectos do construtivismo, baseadas em
Piaget e Vygotsky e também atendendo as habilidades propostas na BNCC e no DCGO Ampliado. De acordo com os resultados obtidos por meio das análises dos dados
após a aplicação da SEI, a utilização de estratégias didáticas em uma abordagem
investigativa contribuíram significativamente para a realização de aulas mais
dinâmicas, estudantes participativos exercendo o protagonismo com a mediação da
professora-pesquisadora, fomentando assim, uma atmosfera propícia para efetivar o
Letramento Científico.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2021
GRAU DE TITULAÇÃO
MP
AUTOR
Marilia Soares Pereira Nunes
ORIENTADOR
Juliana Simião Ferreira
NOME DO PROGRAMA
Ensino de Ciências
INSTITUIÇÃO
UEG
CIDADE
Anápolis
UF
GO
PALAVRAS-CHAVES
BNCC;DC-GO Ampliado;Ensino de Ciências;Indicadores de Alfabetização Científica
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EF II
COMPONENTE CURRICULAR
Ciências
PÚBLICO-ALVO
Alunos
PROBLEMA DA PESQUISA
Como a abordagem do Ensino por Investigação, com tema “Bioma Cerrado” pode auxiliar no Letramento Científico dos estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de Anápolis-GO?
OBJETIVO GERAL
Desenvolver uma sequência investigativa e testar a aplicação para promover o Letramento Científico, atendendo as habilidades propostas pela BNCC e DC-Goiás Ampliado, assim como verificar a eficiência das atividades investigativas para a aprendizagem do conteúdo Cerrado para estudantes de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Anápolis-Goiás.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Elaborar uma proposta para o ensino de Ciências com uma abordagem investigativa que possa contribuir para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem com foco no Letramento Científico; 2) Avaliar a eficiência da Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para atender as habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado); 3) Verificar se a SEI pode auxiliar na compreensão das características do Cerrado pelos estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental; 4) Averiguar quais as contribuições do ensino por investigação aplicando diversas atividades em ambientes formal e não formal para que ocorra o processo de Letramento Científico; 5) Identificar as experiências exitosas e as dificuldades apresentadas durante a aplicação da abordagem investigativa para os estudantes de sexto ano do Ensino Fundamental.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim