O uso de notícias científicas em aulas de Física de partículas elementares para a promoção da Alfabetização Científica
Metadados
Título
O uso de notícias científicas em aulas de Física de partículas elementares para a promoção da Alfabetização Científica
Resumo
Vivemos em um mundo onde somos cercados por informações constantemente, sejam elas difundidas pelos meios de comunicação e até mesmo por meio do contato com outras pessoas com as quais convivemos. Algumas informações podem nos ser úteis e contribuir para nosso conhecimento, outras não. Para desenvolver a capacidade de processar as informações que são transmitidas e transformá-las em conhecimento, entendemos que, é necessário promover um ensino que forme cidadãos aptos a organizarem seus pensamentos de maneira lógica e a construírem seus raciocínios criticamente em relação ao ambiente em que se inserem. Nessa perspectiva, a promoção da Alfabetização Científica (AC) é fundamental para a formação de cidadãos críticos. As notícias científicas (NCs) veiculadas pela mídia constituem uma interessante forma de articular a AC, oferecendo diversos meios para tanto. A ciência presente nas notícias introduz informações em esfera pública, podendo contribuir com o debate e a tomada de decisões relacionadas com problemas sociocientíficos. Nesse contexto é que se insere esse estudo, tendo como objetivo investigar as contribuições e as limitações do uso de notícias científicas no processo de AC no ensino da Física de Partículas Elementares no Ensino Médio. Este trabalho justifica-se uma vez que é comum encontrarmos muitas informações sobre Partículas Elementares em notícias divulgadas em jornais, televisões e revistas semanais. Esses materiais surgem, então, como uma possibilidade para o ensino desse tópico curricular e, compreender o funcionamento desse recurso no processo de AC, as relações entre as NCs e os sentidos atribuídos por quem as lê e como elas participam das interpretações de estudantes de física, torna-se importante tema de investigação. Nesse sentido, realizamos um levantamento de notícias divulgadas em dois jornais do estado de São Paulo, selecionamos algumas e, elaboramos uma sequencia didática utilizando-as como recurso didático. A sequencia didática foi implementada em uma sala de 3° ano do EM e buscamos analisar as repetições presentes nos discursos dos estudantes como indicadores de AC. Especificamente, utilizamos a noção de repetição e autoria da Análise do Discurso. A mediação das NCs pela formulação de questionários com questões abertas evidenciaram que os discursos dos estudantes foram produzidos principalmente por repetições empíricas ou formais. Apesar das questões abertas possibilitarem a manifestação de opiniões, nossas análises das respostas dos alunos apontam que eles se restringiram aos conteúdos das notícias lidas.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2018
GRAU DE TITULAÇÃO
MA
AUTOR
Giovana Leticia Mosinahti
ORIENTADOR
Leandro Londero da Silva
NOME DO PROGRAMA
Ensino e Processos Formativos
INSTITUIÇÃO
UNESP
CIDADE
São José do Rio Preto
UF
SP
PALAVRAS-CHAVES
Notícias científicas. Partículas elementares. Ensino de física. Análise de discurso.
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EM
COMPONENTE CURRICULAR
Física
PÚBLICO-ALVO
Alunos
PROBLEMA DA PESQUISA
Como a inserção das notícias científicas, publicadas pela mídia impressa, na perspectiva da alfabetização científica, permite a abordagem da Física de Partículas Elementares?
OBJETIVO GERAL
Investigar as contribuições e as limitações do uso de notícias científicas no processo de alfabetização científica, tomando por base o ensino conteúdos conceituais de Física para o Ensino Médio, em especial o tópico de Física de Partículas Elementares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
N.I.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim