Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa no Ensino Médio
Metadados
Título
Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa no Ensino Médio
Resumo
Esta dissertação é vinculada à linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina. Tem-se por objetivo analisar a Alfabetização Científica dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio a partir da Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa. Para tal foi desenvolvido um produto educacional, constituído por um material didático, pautado em um projeto escolar cujo tema guia é a Valoração à Saúde. Esse produto educacional foi organizado em cinco unidades de ensino, a saber: (i) Alimentação; (ii) Alimentação & Saúde; (iii) Atividades Físicas; (iv) Atividades Físicas & Saúde; e (v) Atividades Físicas & Alimentação. Os colaboradores desta pesquisa são professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina, localizada no município de Navegantes. A metodologia adotada na pesquisa é baseada no livro de Mapeamento da Pesquisa Educacional da Professora Maria Salett Biembengut, que organiza a pesquisa científica em mapas: (i) Mapa de Identificação; (ii) Mapa Teórico; (iii) Mapa de Campo e (iv) Mapa de Análise. O Mapa de Identificação delineia a apresentação e justificativa da pesquisa, a abordagem do problema, as questões de pesquisa, os pressupostos, os objetivos e os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa. O Mapa Teórico apresenta a fundamentação teórica sobre a Modelagem Matemática e pesquisas recentes na área no Ensino Médio no Brasil, Concepção, Alfabetização Científica, Formação no Ensino Médio do Estudante & Professor. O Mapa de Campo exibe o planejamento didático do produto educacional, a preparação e execução do material didático planejado, o local da aplicação, os instrumentos e as atividades desenvolvidas com os estudantes. O Mapa de Análise apresenta as observações e análise das atividades propostas aos estudantes. A parte final do mapeamento pontua as conclusões e recomendações da pesquisa. Pretende-se, com este estudo, contribuir com Alfabetização Científica, dos estudantes do Ensino Médio, por meio da Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa, principalmente pelo método científico que a Modelagem nas Ciências e Matemática perfaz, fazendo com que os estudantes, além de obterem os conhecimentos científicos, percorram o caminho da ciência para produzi-lo, de modo a torná-los mais aptos a buscar e sistematizar o conhecimento, além disso, alfabetizá-los cientificamente, por meio de um tema transversal que valoriza a saúde, propõe conhecimentos que os torna mais aptos a fazer escolhas de vida mais saudáveis, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas e, ao mesmo tempo, desenvolva conhecimento curriculares das Ciências e Matemática. O produto educacional desta dissertação será composto por um caderno pedagógico impresso e em CD-ROM.
LINK da Plataforma Sucupira
ANO DE DEFESA
2014
GRAU DE TITULAÇÃO
MP
AUTOR
Cristiano Romais
ORIENTADOR
Maria Salett Biembengut
NOME DO PROGRAMA
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
INSTITUIÇÃO
FURB
CIDADE
Blumenau
UF
SC
PALAVRAS-CHAVES
Modelagem Matemática; Alfabetização Científica; Ensino Médio.
CONTEXTO (Não escolar; escolar e AB)
Escolar
MODALIDADE
Regular
NÍVEL DE ENSINO
EM
COMPONENTE CURRICULAR
Abordagem Genérica
PÚBLICO-ALVO
Alunos e Professores
PROBLEMA DA PESQUISA
Quais as contribuições que a Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa proporciona à Alfabetização Científica dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio?
OBJETIVO GERAL
Analisar a Alfabetização Científica dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio a partir da Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Identificar no processo de ensino das Ciências e Matemática a forma como os estudantes do 3º ano do Ensino Médio apreendem os conteúdos curriculares; 2) Verificar à Alfabetização Científica dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a partir da Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa; 3) Elaborar um produto educacional de Modelagem nas Ciências e Matemática como método de ensino com pesquisa, sobre Valoração à Saúde e utilizar no ensino dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
CLASSIFICAÇÃO AC
Sim