Storytelling como estratégia de mediação e Alfabetização Científica no Museu Câmara Cascudo
Metadados
Título
Storytelling como estratégia de mediação e Alfabetização Científica no Museu Câmara Cascudo
Ano de Defesa
2020
Grau de Titulação
MP
Autor
Lutemberg Lima de Medeiros
Orientador
Carla Giovana Cabral
Coorientador
-
Nome do Programa
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Instituição de Ensino
UFRN
Cidade
Natal
UF
RN
Palavras-Chave
Alfabetização científica; Storytellling; relações CTS, Espaços não formais.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Química e Projeto de Vida
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Que aspectos podem ser considerados para realizar uma intervenção didática em espaços não-formais com vistas a promover a ACT de estudantes da educação básica?
Objetivo Geral
Propor a contextualização de conhecimentos por meio de abordagem CTS, usando uma ação didática desenvolvida na interação entre educação formal e não formal das ciências em espaços como museus de ciências.
Objetivos Específicos
1) Sinalizar indicadores para avaliar níveis de alfabetização científica específicos para museus de ciências, a partir dos apontamentos da literatura; 2) Desenvolver, validar e aplicar uma Sequência Didática na interrelação escola e Museu Câmara Cascudo (produto educacional); 3) Utilizar narrativas construídas (storytelling) com os objetos em exposição do Museu Câmara Cascudo como ferramenta de mediação e avaliação de indicadores de alfabetização científica.
Resumo
A alfabetização científica é um processo que transcende espaços institucionalizados, ocorrendo ao longo da vida das pessoas e é compreendido como um direito de todos e todas os/as cidadãos/cidadãs. No campo da educação em ciências, pesquisadores/as e educadores/as têm concebido o conceito de alfabetização científica a partir de vieses distintos, os quais devem ser observados para que seja compreendido em diversas situações e ocasiões, ou seja, de forma contextualizada. Apontamos ainda que afloram diferentes formas de avaliar essa alfabetização dos/as estudantes, sendo necessário estabelecer indicadores dessas habilidades adequados a cada realidade sociocultural. Nesse contexto, consideramos que os espaços não formais podem contribuir na promoção da alfabetização científica da população e de estudantes da educação básica, o que implicaria em pensar em ações educativas propicias a esses espaços e, consequentemente, na criação de um novo olho olhar sobre tempos, exposições, formas de interagir, materiais, linguagem, de modo a fomentar a aproximação entre as culturas estudantil e científica. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a construção de narrativas criativas, as storytellings, envolvendo os objetos em exposição do Museu Câmara Cascudo pode aproximar os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma cultura científica compreendida no seio das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para tanto, na sequência didática desenvolvida como produto educacional utiliza-se uma abordagem temática sobre fósseis, na perspectiva de compreender a evolução da vida na Terra, organizada nos três Momentos Pedagógicos. Entretanto, a pandemia de Covid-19 que se estabeleceu também no Brasil acarretou a suspensão das aulas em escolas e outras instituições educacionais e o fechamento temporário do Museu Câmara Cascudo, sem falar nas mudanças bruscas e drásticas na vida das pessoas. Esse fato extraordinário nos obrigou a modificar a estrutura do produto educacional, que é apresentado em duas versões: a original e a versão adaptada ao ensino remoto. Os resultados indicam que fatores que emergem das desigualdades sociais têm afetado e excluído estudantes das atividades escolares, com reflexos negativos nas taxas de participação nas aulas e atividades. Condições formativas, sociais e emocionais desfavoráveis de professores/as também foram diagnosticadas. Na aplicação do material educativo adaptado ao ensino remoto, possíveis dificuldades de aprendizagem associadas aos conceitos de evolução e tempo geológico foram verificadas.