Restinga em Santa Catarina sob a óptica da Alfabetização Científica
Metadados
Título
Restinga em Santa Catarina sob a óptica da Alfabetização Científica
Ano de Defesa
2012
Grau de Titulação
MP
Autor
Marilete Gasparin
Orientador
Lucia Sevegnani
Coorientador
Edson Schroeder
Nome do Programa
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Instituição de Ensino
FURB
Cidade
Blumenau
UF
SC
Palavras-Chave
Alfabetização Científica; Formação Pioneira de Influência Marinha; Restinga
Modalidade
Não se aplica
Nível de Ensino
Não se aplica
Componente Curricular
Não se aplica
Público Alvo
Outros (Análise documental)
Problema de Pesquisa
Como facilitar a vida do professor quanto a falta de informações sobre o ecossistema de restinga e seus ambientes variados? Quais são as contribuições de um material de apoio sobre a restinga em Santa Catarina no processo de alfabetização científica?
Objetivo Geral
Elaborar texto sobre restinga de Santa Catarina que possa ser usado por professores para abordar este tema junto a estudantes do ensino fundamental.
Objetivos Específicos
1) Efetuar levantamento bibliográfico sobre a restinga, em Santa Catarina; 2) Caracterizar os condicionantes climáticos, edáficos, vegetacionais desta formação pioneira; 3) Identificar as ameaças que ocorrem nas restingas, bem como as potencialidades econômicas.
Resumo
Neste trabalho será apresentado o tema formação pioneira de influência marinha, a restinga,no processo de alfabetização científica. A alfabetização científica é o processo pelo qual o indíviduo torna-se capaz de compreender o mundo que o cerca, agindo como cidadão crítico na tomada de decisões voltadas para uma melhor qualidade de vida. Porém, esse processo tem sido dificultado pela falta de material com conteúdo contextualizado e não fragmentado como a maioria dos livros didáticos apresenta. O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o processo de alfabetização científica através do tema restinga, que será transformado em um capítulo do livro “Biodiversidade Catarinense: Potencialidades e Ameaças” que será disponibilizado de forma impressa e em um sítio na internet, para que professores e alunos possam ter conhecimento desse ecossistema em Santa Catarina. A pesquisa bibliográfica está centrada no levantamento de dados científicos disponibilizados em livros, artigos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, boletins, diagnósticos e sítios sobre as restingas no Brasil e no estado de Santa Catarina, sobre os aspectos geomorfológicos, da fauna e flora para caracterizar a restinga e seus diversos ambientes como as dunas fixas, semimóveis e móveis, costões rochosos, cordões arenosos, praias, lagunas e lagoas e as matas de restinga propriamente ditas. As formações pioneiras de influência marinha, conhecidas como restingas, são ecossistemas costeiros de origem quaternária, com solos predominantemente arenosos. A vegetação que se estabelece nesses locais depende mais da natureza do solo do que das condições climáticas. Os ventos, a salinidade e quantidade de água disponível, também contribuem para o surgimento da vegetação, que apresenta variação de acordo com a proximidade do mar. A fauna está caracterizada por invertebrados, além dos vertebrados que são répteis, anfíbios, aves, peixes e mamíferos. A vegetação também contribui para as mudanças no ambiente, contribuindo para a fixação de areia e alteração do pH devido a deposição de matéria orgânica. Em Santa Catarina, tem-se 36 municípios que fazem parte do ambiente costeiro utilizando esses para a sobrevivência da população, através de recursos econômicos como turismo, pesca artesanal e maricultura. Essas atividades causam impactos ambientais; dentre os principais problemas tem-se a expansão imobiliária caracterizada pelascasas de veraneio, resorts, hotéis e pousadas, além da construção de estradas, liberação de esgoto e lixo depositado nas praias. As pastagens também contribuem para alterar o ecossistema local, além do cultivo ou introdução de espécies exóticas, como é o caso do Pinus e Eucalyptus. Existem poucas áreas que visam a preservação desses ambientes. Dentre elas pode-se destacar o Parque Estadual do Acaraí, o Parque Estadual do Rio Vermelho e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.