Questões Sociocientíficas sobre a mineração no ensino de Ciências: uma proposta para Educação Básica
Metadados
Título
Questões Sociocientíficas sobre a mineração no ensino de Ciências: uma proposta para Educação Básica
Ano de Defesa
2020
Grau de Titulação
MP
Autor
Barbara Lopes Schiavetti Guimaraes Pereira
Orientador
Ivaneide Alves Soares da Costa.
Nome do Programa
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Instituição de Ensino
UFRN
Cidade
Natal
UF
RN
Palavras-Chave
Temas controversos; formação de professores; alfabetização científica; abordagem temática ;ensino de Ciências.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF II e ES
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Qual o conhecimento e prática teriam os professores em formação inicial sobre o uso de QSC na educação básica? Pode a abordagem QSC auxiliar a prática docente na elaboração de estratégias que contribuam para o processo de alfabetização científica dos alunos? O uso de QSC nas aulas de Ciências usando estratégia investigativa contribui para o processo de alfabetização científica e formação de uma cidadania ativa?
Objetivo Geral
Avaliar o uso de QSC por professores em formação inicial; e fornecer aos professores interessados em se atualizar quanto às novas estratégias de ensino um material instrucional sobre QSC, contribuindo assim para o processo de alfabetização científica e a formação de uma cidadania ativa em estudantes de ensino básico
Objetivos Específicos
1) Identificar e comparar a compreensão e o uso de QSC por licenciandos de Física, Química e Biologia do PIBID/UFRN em formação inicial docente; 2) Avaliar os limites e as potencialidades de uma sequência de ensino com QSC para contribuição do processo de alfabetização científica; 3) Produzir um material didático instrucional para professores de ciências relacionados ao tema “Aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração”.
Resumo
Diante das transformações políticas, culturais e sociais dos últimos anos, as crianças devem ser preparadas para desenvolver posturas de atitude consciente e responsável frente a situações que demandem posicionamentos éticos e socioambientalmente justos. O ambiente escolar é o local adequado para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação de cidadãos críticos e atuantes, capacitados a transformar o meio em que vivem. A conquista destas habilidades, assim como a alfabetização científica, pode ser viabilizada pelo uso de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: 1) Identificar e comparar a compreensão e o uso de QSC por licenciandos de Física, Química e Biologia do PIBID/UFRN em formação inicial docente; 2) Avaliar os limites e as potencialidades de uma sequência de ensino com QSC para contribuição do processo de alfabetização científica; e 3) Produzir um material didático instrucional para professores de ciências relacionados ao tema “Aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração”. Para tanto, foi aplicado um questionário a 19 licenciandos de Biologia, 23 de Física e 25 de Química; e foi elaborada e aplicada uma sequência didática para alunos do 9º ano de uma escola estadual do município do Natal/RN. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para tratar os dados obtidos. Os resultados mostraram que mais de 90% dos licenciandos não haviam trabalhado com QSC; apenas quatro ao total declararam ter tido experiência com QSC; os temas controversos mais citados foram aborto e sexualidade; e 88% das citações de QSC relacionadas ao aspecto ecológico/ambiental foram realizadas pelos licenciandos de Biologia. Quanto à sequência didática, foi observado que os alunos obtiveram melhora nas habilidades de raciocínio lógico, senso crítico, oralidade, e capacidade de argumentação. Além disso, a análise dos dados comparativos de hipóteses iniciais e finais de acordo com Bybee (1995) revelou que, em geral, as hipóteses iniciais receberam apenas classificações ‘nominal-2’ e ‘funcional’, ao passo que, após o desenvolvimento das atividades, as hipóteses finais receberam também as classificações ‘conceitual/procedimental’ e ‘multidimensional’, o que comprovou evolução no processo de alfabetização científica dos alunos. Por fim, acredita-se que o manual instrucional elaborado poderá contribuir como uma ferramenta de auxílio ao professor por corresponder às expectativas condizentes a um ensino investigativo com abordagem temática de QSC, uma vez que esta demonstrou ser uma estratégia adequada ao ensino de Ciências para a cidadania.