Projetos escolares no ensino de Botânica: indissociabilidade na Alfabetização e Iniciação Científica
Metadados
Título
Projetos escolares no ensino de Botânica: indissociabilidade na Alfabetização e Iniciação Científica
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
DA
Autor
Diego Augusto Oliveira Dourado
Orientador
Cecilia de Fatima Castelo Branco Rangel de Almeida
Coorientador
-
Nome do Programa
Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Instituição de Ensino
UFRGS
Cidade
Porto Alegre
UF
RS
Palavras-Chave
Ensino Médio; Biodiversidade; Metodologias ativas; Plantas medicinais; Caatinga.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Biologia
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Qual o conhecimento dos alunos do EM da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha sobre os conteúdos de Botânica? Os alunos conhecem os termos, nomenclaturas e conceitos científicos essenciais relacionados a Botânica? Os alunos consideram estudar Botânica como algo importante? É possível trabalhar os conteúdos de Botânica no formato de IC?
Objetivo Geral
Investigar a interrelação entre aplicação de projetos de AC e IC na área da Botânica para a aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades que contribuam para o melhor entendimento dos alunos de Ensino Médico (EM) sobre o ambiente natural, a identificação, classificação e importância da vegetação do bioma Caatinga.
Objetivos Específicos
1) Identificar através de uma análise diagnóstica o conhecimento de estudantes do Ensino Básico sobre os conteúdos de Botânica; 2) Desenvolver projetos de IC com alunos da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha nas áreas de morfologia vegetal e taxonomia no ambiente escolar e na comunidade local; 3) Estudar as principais famílias de plantas endêmicas da Caatinga, com ênfase nas plantas medicinais e Cactaceae, para a confecção e leitura de chaves de classificação e para a elaboração de material para coleta e processamento botânico; 4) Analisar a IC no EM como mecanismo de discussões sobre os problemas epistemológicos da Botânica; 5) Desenvolver na escola um espaço para exposição dos resultados obtidos, fazendo a relação entre Ciência, divulgação e publicação científica; 6) Avaliar os resultados, correlacionando-os com a AC no processo de ensinoaprendizagem, na perspectiva de uma autonomia crítica e cidadã.
Resumo
A Botânica é a área da Biologia que estuda as plantas em diferentes níveis, sendo estas, historicamente utilizadas pelo homem para diversos fins. Seu estudo, permite a compreensão da importância dos vegetais para a vida no planeta e uma maior consciência sobre as questões ambientais. Apesar de sua relevância, é vista pelos alunos como desestimulante, tediosa e complexa. Os vegetais fazem parte do cotidiano, o que representa uma poderosa ferramenta para aulas práticas e projetos de Iniciação Científica (IC) que contribuam para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), que pode ser definida, como o conjunto de conhecimentos que facilitam os indivíduos realizarem a leitura do mundo, com competências e habilidades que lhes permitam participar de forma ativa da sociedade que vivem. Partindo desse ponto, esse trabalho teve como objetivo geral: Investigar a interrelação entre aplicação de projetos de AC e IC na área da Botânica para a aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades que contribuam para o melhor entendimento dos alunos de Ensino Médico (EM) sobre o ambiente natural, a identificação, classificação e importância da vegetação do bioma Caatinga. Para contemplar esse objetivo, foram realizados 3(três) artigos, um de revisão de literatura e dois relacionados a trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar. A pesquisa ocorreu entre julho e dezembro de 2019, com as turmas B e C da segunda série do EM. A primeira era composta por 37 alunos, do turno vespertino, em sua maioria, tímidos, atenciosos e responsáveis. A segunda era formada por 36 estudantes, do turno noturno, que apresentavam perfil comunicativo, dinâmico e discursivo. Ambas as salas tinham boas relações interpessoais, obedeciam às normas e possuíam afinidades pelas aulas práticas e atividades em grupo. Em sala de aula, ocorreram oficinas e orientações sobre os projetos de IC. Para verificar o desenvolvimento dos alunos também foram aplicados questionários diagnósticos e avaliativos. Os estudantes da turma B, realizaram o levantamento taxonômico de cactos endêmicos ocorrentes na região, enquanto os da C, trabalharam com as espécies vegetais encontradas na feira livre. As pesquisas enquadraram-se como exploratória, de campo, quantitativa-qualitativa, sendo também utilizada a pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados, a observação, a entrevista semiestruturada, o questionário e o depoimento. E como resultado foram registrados 113 táxons, catalogados em 46 famílias. Do total, 67 foram descritas como medicinais. Além, da identificação de 7 espécies de Cactaceae endêmicas da Caatinga. Os alunos também produziram diversos materiais, como banners, jogos e histórias em quadrinhos sobre o tema, e realizaram apresentações em eventos científicos. A aplicação dos projetos de IC contribuíram para a promoção da AC, na medida que os estudantes compreenderam os conceitos científicos relativos à disciplina de Biologia e tiveram a oportunidade de participarem do processo de produção do conhecimento e tomada de decisões, demonstrando maior interesse pela área da Botânica, além do desenvolvimento de uma postura crítica e do protagonismo em suas ações.