Práticas pedagógicas inclusivas com enfoque CTS para alunos público-alvo da Educação Especial
Metadados
Título
Práticas pedagógicas inclusivas com enfoque CTS para alunos público-alvo da Educação Especial
Ano de Defesa
2016
Grau de Titulação
MP
Autor
Rejane Fernandes da Silva Vier
Orientador
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Coorientador
-
Nome do Programa
Ensino de Ciência e Tecnologia
Instituição de Ensino
UTFPR
Cidade
Ponta Grossa
UF
PR
Palavras-Chave
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Inclusão Educacional. Ensino de Ciências. Educação Especial.
Modalidade
EE
Nível de Ensino
EF II
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos e Professores
Problema de Pesquisa
Quais as contribuições do enfoque CTS na prática pedagógica inclusiva para alunos PAEE ?
Objetivo Geral
Verificar quais as contribuições do enfoque CTS na prática pedagógica inclusiva e interdisciplinar para alunos PAEE atendidos nas SRM I.
Objetivos Específicos
1) Desenvolver estratégias didáticas visando a promover a alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências numa perspectiva inclusiva para alunos da Sala de Recursos Multifuncional I; 2) Promover a troca de experiências e a reflexão acerca do ensino com enfoque CTS entre os profissionais especialistas e os professores do ensino regular; 3) Elaborar um guia didático com as atividades voltadas aos alunos com necessidades educacionais especiais para o desenvolvimento de uma alfabetização científica e tecnológica.
Resumo
Esse estudo teve por objetivo investigar as contribuições do enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para prática pedagógica inclusiva no ensino de ciências aos alunos público-alvo da Educação Especial. Para tanto, o mesmo partiu da possibilidade de se desenvolver um trabalho integrado entre a Sala de Recursos Multifuncional I (SRM I) e a classe comum do ensino regular, na promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) e no Ensino de Ciências de alunos Público-Alvo da Educação Especial. (PAEE) O estudo foi desenvolvido com alunos do sexto ano do ensino fundamental, que são atendidos na SRM l, as mães dos alunos participantes e professores de um colégio da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa, Paraná. A abordagem metodológica foi qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante. O trabalho foi realizado em três (03) etapas: Na primeira etapa foi aplicado um questionário aos professores para obter percepção inicial sobre a inclusão e o enfoque CTS; na segunda etapa foram aplicadas as atividades integradas entre a SRM e a classe comum do ensino regular com enfoque CTS. As atividades foram realizadas em treze (13) momentos, nos quais se buscou discutir e contextualizar as relações sociais da Ciência e da Tecnologia a partir da temática “Água”, de forma interdisciplinar para se ensinar oconteúdo programático, os dados também foram coletados por meio de anotações em diário de campo, fotos das atividades e observação. Na terceira etapa foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães dos alunos participantes do estudo e uma entrevista aberta com os professores da classe comum do ensino regular de modo a avaliar suas percepções sobre o trabalho desenvolvido. Da análise dos dados emergiram três categorias de análise: 1- Inclusão Educacional no contexto escolar a percepção dos docentes participantes do estudo; 2- O ensino de ciências na SRM: contribuições do enfoque CTS; 3- Inclusão educacional e a alfabetização científica e tecnológica por meio do enfoque CTS: um caminho. Os resultados evidenciaram que a utilização do enfoque CTS de forma contextualizada e interdisciplinar, promoveu a integração do trabalho da SRM e da classe comum do ensino regular, com os alunos público-alvo da Educação Especial, contribuindo para a proposta de Inclusão Educacional, bem como a inclusão social dos alunos que reconheceram a sua potencialidade de participar e intervir não somente no processo de ensino aprendizagem, mas na sociedade em que vivem.