O potencial do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio e a Alfabetização Científica de estudantes da Educação Infantil em uma escola municipal em Boa Vista/RR
Metadados
Título
O potencial do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio e a Alfabetização Científica de estudantes da Educação Infantil em uma escola municipal em Boa Vista/RR
Ano de Defesa
2017
Grau de Titulação
MP
Autor
Rosana Cléia de Carvalho Chaves
Orientador
Ivanise Maria Rizzatti
Nome do Programa
Ensino de Ciências
Instituição de Ensino
UERR
Cidade
Boa Vista
UF
RR
Palavras-Chave
Espaços não-formais; Alfabetização Científica; Educação Infantil
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EI
Componente Curricular
Não se aplica
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Como a relação entre o Parque Municipal Germano Augusto Sampaio, enquanto Espaço não Formal de educação e a utilização de uma Sequência Didática, mediada pela Metodologia Ilhas Interdisciplinar de Racionalidade, podem contribuir para a promoção da Alfabetização Científica dos Estudantes da Educação Infantil de Escola Municipal em Boa Vista/RR?
Objetivo Geral
Analisar o Potencial Pedagógico do Parque Municipal Germano AugustoSampaio, enquanto Espaço não Formal de Educação para promoção da Alfabetização Científica dos estudantes da Educação Infantil de uma Escola Municipal em Boa Vista/RR.
Objetivos Específicos
1) Conhecer a percepção dos professores de uma escola Municipal da Zona Oeste sobre diferentes espaços educativos e a relação da mediação docente na utilização do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio; 2) Desenvolver uma sequência didática, mediada pela metodologia Ilha Interdisciplinar de Racionalidade – IIR, para abordar o conteúdo ambiente: lixo; 3) Analisar a efetividade de uma Sequência Didática, com base nos princípios da teoria Sócio Interacionista, a evolução conceitual sobre o conteúdo ambiente: lixo dos estudantes do 2º Período da Educação Infantil; 4) Avaliar o potencial pedagógico do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio enquanto espaço não formal de Educação e sua relação com a Alfabetização Científica dos estudantes do 2º Período da Educação Infantil.
Resumo
Esta pesquisa analisa o potencial do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio enquanto espaço não formal de educação e sua relação com a Alfabetização Científica (AC) sobre o conteúdo “Ambiente: lixo” de estudantes da Educação Infantil, mediada pela metodologia Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) fundamentada pela Teoria Sócio Interacionista de Vygotsky, na qual estabelece Níveis e zonas de Desenvolvimento: Real, Proximal e Potencial no processo de ensino e de aprendizagem. Com o intuito de propor essa reflexão, buscou-se elementos que atendam o problema de pesquisa: como a relação entre o Parque Municipal Germano Augusto Sampaio, enquanto Espaço não Formal de educação e a utilização de uma Sequência Didática, mediada pela IIR, podem contribuir para a promoção da AC de 25 estudantes do 2º Período da Educação Infantil de uma Escola Municipal em Boa Vista/RR? Neste aspecto, esta pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa com método descritivo e indutivo, adotando como procedimento a pesquisa participante e como instrumento de coleta de dados aplicação e a análise de uma sequência didática. Como parâmetro utilizou-se os indicativos da AC em consonância com a evolução conceitual do conteúdo “Ambiente: lixo” por meio de desenhos e a oralização dos estudantes com faixa etária de cinco anos. O resultado pontuou que os conhecimentos internalizados dos estudantes sobre ambiente, natureza com especificações das ações do homem, e suas relações com o lixo, consumo consciente, reutilização de objetos higiene, limpeza e conservação do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio necessitariam ser ampliados. Diante de tais questões, vimos que os espaços não formais se apresentam como uma ferramenta pedagógica e como um recurso alternativo e facilitador para a compreensão das crianças em se tratando de leitura do mundo em que vivem. Sendo assim, pensar na educação em Ciências, requer um novo olhar que evidenciem na prática pedagógica possibilidades para a aprendizagem. Em suma, Os espaços não formais vêm assumindo um papel importante na ampliação e na consolidação da Alfabetização Científica, tendo em vista que oportunizam a aproximação e contato com a natureza, favorece a ascensão do Ensino de Ciências e promovem novas descobertas e aprendizagens. O produto educacional gerado foi uma cartilha elaborada pelas crianças seguindo a metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade.