O ensino de Botânica: a importância do ensino por investigação como estratégia para Alfabetização Científica
Metadados
Título
O ensino de Botânica: a importância do ensino por investigação como estratégia para Alfabetização Científica
Ano de Defesa
2020
Grau de Titulação
MA
Autor
Alexandre Rodrigues da Conceição
Orientador
Elton Casado Fireman
Nome do Programa
Educação
Instituição de Ensino
UFAL
Cidade
Maceió
UF
AL
Palavras-Chave
Anos iniciais; Ensino Fundamental; Sequência de Ensino Investigativa; Ensino de Ciências.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Como o Ensino por investigação pode contribuir na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais em conteúdos de Botânica?
Objetivo Geral
Investigar de que forma o ensino por investigação pode contribuir no desenvolvimento da Alfabetização Científica nos conteúdos sobre as estruturas das plantas e o nascimento da banana com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos Específicos
1) Compreender a importância do ensino por investigação em conteúdo de natureza biológica; 2) Discutir a importância da variação metodológica no ensino de Ciências e Biologia; 3) Produzir uma SEI como estratégia didática para trabalhar dois conteúdos de Botânica.
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo verificar a contribuição do Ensino por investigação como estratégia didática capaz de promover a Alfabetização Científica. O tema escolhido foi a Botânica, que apresenta diversas fragilidades no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, buscamos responder à questão central dessa pesquisa: Como o Ensino por Investigação pode contribuir para aprendizagem dos conteúdos de Botânica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Nesse sentido, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para trabalhar as estruturas das plantas e o nascimento da banana com alunos do 2ª ano do Ensino Fundamental, como proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e explicativa. Essa pesquisa foi desenvolvida nos dias 7 e 27 de agosto de 2019 tendo como lócus de pesquisa a Escola Municipal Professora Noêmia Bastos no interior de Alagoas. Os instrumentos de coletas utilizados foram a gravação de áudios, os registros gráficos e textuais produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados utilizamos a análise do conteúdo proposta por Bardin (2011) e fizemos uso das categorias propostas por Samarapungavan, Mantzicopoulos, Patrick (2008) e Howitt, Lewis; Upson (2011), além de um grupo de indicadores de Alfabetização Científica das autoras Sasseron e Carvalho (2008). Os resultados demonstram que o ensino por investigação consegue contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica, no que se refere a aprendizagens de Botânica de alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental, tornando a sala de aula um ambiente pautado na argumentação, levantamento de hipóteses e na mudança de postura docente e discente.