O conhecimento biológico em Livros Didáticos de Ciências dos anos iniciais: uma análise de parâmetros e indicadores de Alfabetização Científica
Metadados
Título
O conhecimento biológico em Livros Didáticos de Ciências dos anos iniciais: uma análise de parâmetros e indicadores de Alfabetização Científica
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
MA
Autor
Gioconda Maria Medeiros Azevedo
Orientador
Marsilvio Goncalves Pereira
Nome do Programa
Educação
Instituição de Ensino
UFPB
Cidade
João Pessoa
UF
PB
Palavras-Chave
Conhecimento biológico; Alfabetização Científica; Livro Didático de Ciências; Ensino Fundamental; Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Outros (Análise de Livros Didáticos)
Problema de Pesquisa
A forma como os livros didáticos de Ciências anos iniciais (PNLD/2019-2022) se organizam na estrutura e sequenciação dos conteúdos e atividades relacionados ao conhecimento biológico possibilita aos alunos condições para o desenvolvimento de parâmetros e indicadores de AC? Quais parâmetros e indicadores de Alfabetização Científica estão presentes nos conteúdos que envolvem o conhecimento biológico identificados nos livros didáticos de Ciências para os anos iniciais, aprovados pelo PNLD (2019- 2022) e como se relacionam com o processo de AC? Que relações encontramos entre indicadores de AC e as habilidades específicas voltadas para o ensino de Ciências – anos iniciais, conforme a BNCC?
Objetivo Geral
Analisar como o conhecimento biológico está presente, em livros didáticos de Ciências dos anos iniciais, por meio da análise de parâmetros e indicadores de AC.
Objetivos Específicos
1) Caracterizar o conhecimento biológico presente em livros didáticos de Ciências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 2) Identificar os parâmetros e indicadores de AC difusos em conteúdos escolares caracterizados como conhecimento biológico e relacionar os indicadores de AC com as habilidades específicas para o ensino de Ciências - anos iniciais, conforme a BNCC; 3) Destacar possíveis contribuições do conhecimento biológico presente nos livros analisados para o processo de Alfabetização Científica no contexto escolar.
Resumo
O ensino de ciências é responsável por promover a Alfabetização Científica (AC), sendo importante para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), pois é o espaço de iniciação das crianças ao conhecimento científico, contribuindo para a formação e o desenvolvimento da cidadania dos estudantes. Conforme os documentos curriculares nacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), o conhecimento biológico faz parte da composição curricular da disciplina escolar Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental – conhecimento oriundo das várias áreas que compõem a Ciência e a Biologia, devendo, portanto, configurar nos livros didáticos, da disciplina, nesse nível escolar. Esses livros, atendendo ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), devem seguir as orientações curriculares vigentes na área de Educação em Ciências e Ensino de Biologia, mas constata-se que o conhecimento biológico, nesse nível de ensino, ainda é pouco estudado. Este trabalho toma como questões de pesquisa: a forma como oslivros didáticos de ciências dos anos iniciais (PNLD/2019-2022) organizam-se na estrutura e na sequenciação dos conteúdos e atividades relacionados ao conhecimento biológico possibilitam aos alunos condições para o desenvolvimento de parâmetros e indicadores de AC? Como o conhecimento biológico está presente nos conteúdos que o envolvem identificados nos livros didáticos de Ciências para os anos iniciais, aprovados pelo PNLD (2019-2022) e como se relacionam com o processo de AC? O conhecimento biológico relaciona-se a ações, como fazer observações, levantar hipóteses e tentar comprová-las. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o conhecimento biológico está presente em livros didáticos de Ciências dos anos iniciais, por meio da análise de parâmetros e indicadores de AC. Já os objetivos específicos são: caracterizar o conhecimento biológico presente em livros didáticos de ciências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; identificar os parâmetros e indicadores deAC difusos em conteúdos escolares caracterizados como conhecimento biológico e relacionar osindicadores de AC com as habilidades específicas para o ensino de ciências- anos iniciais, conforme a BNCC; destacar possíveis contribuições do conhecimento biológico presente nos livros analisados para o processo de Alfabetização Científica no contexto escolar. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa para localizar indícios de textos, esquemas, problematizações/questões e imagens, no contexto do conhecimento biológico em livros didáticos de ciências – anos iniciais (PNLD/2019-2022), para auxiliar o professor no desenvolvimento da AC e no conhecimento biológico de seus alunos. Foi escolhida, para a análise, uma coleção de livros de Ciências Naturais mais votada e adotada no Município de João Pessoa, Paraíba. A metodologia toma como base a Análise de Conteúdo de Bardin, do tipo categorial, que consiste em uma das modalidades da análise de conteúdo, com a construção de categorias que nosremete à identificação de verbos e termos de ação dentro dasunidades didáticas analisadas e relacionadas ao conhecimento biológico. A análise dos dados pautou-se na orientação teórica fornecida pelos três parâmetros de AC descritos por Shen (1975), considerando apenas a parte textual doslivros e alguns dosindicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008). A análise do material, inicialmente, identificou e caracterizou como o conhecimento biológico se faz presente nessas coleções e como definem esse conhecimento de forma bem estruturada em toda a coleção.