Modelo atômico didático 3D como proposta de ferramenta educacional no ensino das propriedades periódicas dos elementos químicos
Metadados
Título
Modelo atômico didático 3D como proposta de ferramenta educacional no ensino das propriedades periódicas dos elementos químicos
Ano de Defesa
2019
Grau de Titulação
MP
Autor
João Donato Sampaio Ferro da Silva
Orientador
Monique Gabriella Ângelo da Silva
Coorientador
-
Nome do Programa
PROFQUI-Química em Rede Nacional
Instituição de Ensino
UFAL
Cidade
Maceió
UF
AL
Palavras-Chave
Indicadores de Alfabetização Científica; Modelos didáticos; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem; Ensino de química.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Química
Público Alvo
Outros (Análise de Livros Didáticos)
Problema de Pesquisa
N. I.
Objetivo Geral
Identificar se abordagem do conteúdo de PPEQ possibilita aos estudantes a promoção de AC mediante a identificação elementos IAC proposto por Pizarro (2014).
Objetivos Específicos
1) Possibilitar um ensino significativo das PPEQ, envolvendo os estudantes ativamente, atuando de forma protagonista no processo. Além disso, 2) contribuir de forma efetiva para a promoção de situações geradoras de IAC, onde a química possa assumir o seu papel libertador, multidimensional, dinâmico, fundamental na educação humana de qualidade, rompendo com as propostas dogmáticas de um ensino arcaico que ainda persiste no processo de ensino-aprendizagem.
Resumo
As modificações nos LD seguem as necessidades da sociedade o desenvolvimento em cada período. Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos, PPEQ, no Livro Didático de Química, LDQ, (Química 1 – Ensino Médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréia Horta Machado, 3ª edição, São Paulo, 2017) aprovado no PNLD 2018, para a promoção da alfabetização científica mediante elementos Indicadores de Alfabetização Científica, IAC, propostos por Pizarro (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo abordando a metodologia proposta por Bardin (2011) para análise do conteúdo. Para este levantamento foi utilizado um formulário adaptando os IAC para análise do LDQ. A partir do formulário adaptado foi possível decodificar os elementos IAC e quantificá-los. Os resultados mostraram que menos de 40% dos IAC foram identificados no tópico de PPEQ, destacando-se os IAC Argumentar, Ler em Ciências e Escrever em Ciências. A partir desses resultados foi elaborada uma proposta para um Modelo Atômico Didático (MAD), 3D, interativo, de baixo custo para suprir as lacunas observadas. O MAD é uma proposta de ferramenta educacional que visa a partir dos IAC a promoção da AC através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para o estudo das PPEQ e assuntos correlatos.