Leitura de imagens do círculo de cultura de Paulo Freire: possibilidades para a Alfabetização Científica e Visual no ensino de Ciências a partir das imagens de Francisco Brennand
Metadados
Título
Leitura de imagens do círculo de cultura de Paulo Freire: possibilidades para a Alfabetização Científica e Visual no ensino de Ciências a partir das imagens de Francisco Brennand
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
DA
Autor
Lilian Favaro Alegrâncio Iwasse
Orientador
Josie Agatha Parrilha da Silva
Nome do Programa
Educação para a Ciência e a Matemática
Instituição de Ensino
UEM
Cidade
Maringá
UF
PR
Palavras-Chave
Leitura de imagem interdisciplinar; Paulo Freire; Francisco Brennand; Ensino de Ciências; Ciências e Arte.
Modalidade
Não se aplica
Nível de Ensino
Não se aplica
Componente Curricular
Ciências e Arte
Público Alvo
Outros (Leitura de Imagem)
Problema de Pesquisa
Como a leitura das imagens criadas por Francisco Brennand para o Círculo de Cultura do PNA (1964) pode contribuir para o Ensino de Ciências?
Objetivo Geral
Analisar as contribuições que a leitura das imagens de Francisco Brennand criadas para o Círculo de Cultura do PNA (1964) pode trazer para o Ensino de Ciências.
Objetivos Específicos
1) Verificar as relações da leitura de imagem com a alfabetização científica e a alfabetização visual; 2) Investigar a Leitura de Imagem Interdisciplinar (LI²) como possibilidade de para a alfabetização científica e alfabetização visual; 3) Caracterizar a imagem como possibilidade de leitura e de interpretação do mundo e da realidade circundante; 4) Investigar as imagens criadas por Brennand para o Círculo de Cultura do PNA (1964) a partir Leitura de Imagem Interdisciplinar (LI²).
Resumo
A contemporaneidade tem evidenciado cada vez mais a necessidade de diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Por essa perspectiva interdisciplinar, com o intuito de contribuir com o ensino de ciências, nesta pesquisa estabelecemos a relação entre Ciências e Arte a partir da leitura de imagem, com ênfase na alfabetização científica e na alfabetização visual. Para tanto, selecionamos para a análise as obras criadas pelo artista plástico Francisco Brennand (1927-2019), para o Círculo de Cultura do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), de 1964, a pedido do coordenador Paulo Freire (1921-1997), isso porque o objeto dessa pesquisa é a leitura de imagem interdisciplinar (LI²). O problema que apresentamos é: como a leitura das imagens criadas por Francisco Brennand para o Círculo de Cultura do PNA (1964) pode contribuir para o Ensino de Ciências? A fim de responder a essa pergunta de pesquisa, estabelecemos como objetivo geral analisar as contribuições que a leitura das imagens de Francisco Brennand criadas para o Círculo de Cultura do PNA (1964) pode trazer para o Ensino de Ciências. A tese que se constitui neste estudo consiste na leitura de imagens como possiblidade para o ensino de Ciências e, para além disso, na verificação de como a alfabetização científica e a alfabetização visual podem ser promovidas a partir da leitura de imagem. Para tanto, adotamos como encaminhamento metodológico a pesquisa descritiva de caráter qualitativo e cunho bibliográfico e documental, além da metodologia de leitura de imagem interdisciplinar (LI²) para análise das imagens. Diante da pesquisa realizada, inferimos que a leitura de imagem a partir das obras de Francisco Brennand para o Círculo de Cultura do PNA (1964) coordenado por Paulo Freire, constitui-se como um importante recurso interdisciplinar, e abre caminhos para atingir a alfabetização científica e a alfabetização visual, não apenas naquele momento histórico (1964), como também nos dias atuais, haja vista que os elementos que compõem a imagem oportunizam discussões interdisciplinares a partir de conteúdos relevantes para a formação dos professores, garantindo a emancipação e a humanização, além de possibilitarem um trabalho no espaço de educação formal e não formal.