Física em quadrinhos: uma metodologia de utilização de quadrinhos para o ensino de Física
Metadados
Título
Física em quadrinhos: uma metodologia de utilização de quadrinhos para o ensino de Física
Ano de Defesa
2018
Grau de Titulação
DA
Autor
Eduardo Oliveira Ribeiro de Souza
Orientador
Deise Miranda Vianna
Coorientador
-
Nome do Programa
Ensino em Biociências e Saúde
Instituição de Ensino
FIOCRUZ
Cidade
Rio de Janeiro
UF
RJ
Palavras-Chave
Histórias em quadrinhos; Ensino de Física; Ensino por investigação; Alfabetização Científica; Argumentação na sala de aula.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM e ES
Componente Curricular
Física e Biologia
Público Alvo
Alunos e Professores
Problema de Pesquisa
Como podemos promover a utilização de quadrinhos no ensino de Física de uma maneira mais crítica e conscientizadora?
Objetivo Geral
Investigar como os quadrinhos podem ser usados numa perspectiva mais crítica a fim de aproveitar o potencial conscientizador desta arte na construção de conhecimento por parte do aluno.
Objetivos Específicos
1) Identificar as formas como as artes sequenciais estão presentes nas classes de Física; 2) Estabelecer critérios para escolher e trabalhar com quadrinhos em uma perspectiva crítica e conscientizadora no Ensino de Física; 3) Demonstrar como os elementos dos quadrinhos podem auxiliar em uma abordagem didática crítica; 4) Avaliar os possíveis obstáculos e as dificuldades encontradas pelos professores ao se depararem com a construção de uma atividade de caráter crítico e conscientizador, a partir do uso de quadrinhos.
Resumo
As histórias em quadrinhos possuem potencialidade além de uma simples ilustração. O potencial pedagógico das histórias em quadrinhos tem sido muito estudado e explorado pelos professores e pesquisadores nas últimas décadas, pois apresentam alto nível de informação que o aluno discutir e interagir. Esta tese propõe-se a investigar como os quadrinhos podem ser usados numa perspectiva mais crítica que aproveite as potencialidades da linguagem dos quadrinhos na construção de conhecimento científico. Realizou-se uma busca sistemática dos quadrinhos presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLDEM de 2017, para verificar a predominância de utilização das HQs no Ensino de Física. Buscamos, também, como os elementos dos quadrinhos podem auxiliar numa abordagem crítica de ensino, fazendo uma triangulação entre os referencias de Linguagem dos Quadrinhos e Ensino por Investigação. A partir disso, oficinas de quadrinhos instigadores foram ministradas com a meta de avaliar os possíveis obstáculos na proposição de quadrinhos críticos no Ensino de Ciências. Essas oficinas aconteceram em diferentes momentos e com público diversificado, permitindo observar o processo de elaboração de atividades investigativas com quadrinhos em muitos aspectos. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a observação, produzindo como registros as gravações da interação entre os participantes da pesquisa, que foram alunos de licenciatura em Ciências Biológica e Física e professores de Física. Essas gravações foram transcritas e analisadas buscando os indicadores de Alfabetização Científica. Os resultados mostraram que os quadrinhos com ou sem endereçamento científico patente podem ser usados como uma atividade investigativa e a construção de conhecimento. Os elementos da linguagem dos quadrinhos foram muito bem aproveitados na dinâmica das oficinas e auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da análise podem ser utilizados em outros contextos, com impacto no estudo dos quadrinhos tanto no campo da linguagem como no Ensino de Ciências. Em paralelo, os resultados ampliam os estudos e as aplicações das tiras de Física em Quadrinhos, que é um projeto em que se tem trabalhado, procurando promover discussões sobre os fenômenos científicos através das situações retratadas nos quadros.