Diálogos entre educação formal e não formal no Ensino Médio público: potencial pedagógico para a Alfabetização Científica com enfoque CTSA
Metadados
Título
Diálogos entre educação formal e não formal no Ensino Médio público: potencial pedagógico para a Alfabetização Científica com enfoque CTSA
Ano de Defesa
2014
Grau de Titulação
MP
Autor
Larissa Merizio de Carvalho
Orientador
Sidnei Quezada Meireles Leite
Coorientador
-
Nome do Programa
Educação em Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
IFES
Cidade
Vitória
UF
ES
Palavras-Chave
Alfabetização científica; Abordagem CTSA; Temas sociocientíficos controversos; Educação não formal; Documentários.
Modalidade
EPT
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Abordagem Genérica
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
De que maneira o projeto CurtaCiência promove o diálogo entre a educação formal e não formal, tendo em vista a educação científica e a formação de cidadãos críticos, emancipados e autônomos, capazes de intervir nos futuros processos da vida pessoal e profissional? De que maneira o uso de temas sociocientíficos controversos do município de Piúma pode contribuir na formação cidadã mais crítica, ampliando a visão de mundo dos alunos e participantes do projeto? De que maneira a perspectiva do movimento CTSA aparece nas atividades pedagógicas do projeto CurtaCiência? De que maneira o projeto CurtaCiência promove a alfabetização científica dos participantes?
Objetivo Geral
Estudar o potencial pedagógico do desenvolvimento do projeto “CurtaCiência” no campus Piúma, do Instituto Federal do Espírito Santo, como método de ensino complementar de Ciências, a partir da construção de documentários de temas sociocientíficos controversos de Piúma com vistas à promoção da alfabetização científica.
Objetivos Específicos
1) Estudar os aspectos pedagógicos do desenvolvimento do projeto CurtaCiência mediante o diálogo produzido entre a educação formal e não formal, tendo em vista a educação científica e a formação de cidadãos críticos, emancipados e autônomos, capazes de intervir nos futuros processos da vida pessoal e profissional; 2) Estudar o uso de temas sociocientíficos controversos do município de Piúma-ES, como forma de contribuir na formação cidadã mais crítica, ampliando a visão de mundo dos alunos e participantes do projeto; 3) Analisar a promoção da alfabetização científica e a construção do conhecimento científico na perspectiva CTS/CTSA por meio do projeto CurtaCiência, tendo em vista as relações entre a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o potencial pedagógico do projeto de extensão escolar CurtaCiência, realizado no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo, buscando a discussão, reflexão e a produção de documentários de temas sociocientíficos controversos do Município de Piúma por meio do diálogo entre a educação formal e a não formal. O projeto envolveu treze alunos do ensino médio Integrado em Pesca ou em Aquicultura e contou com atividades como reuniões, oficinas (de fotografia, de ideias, de documentários e de Movie Maker) e a produção de documentários por grupos de 3 ou 4 alunos. A análise pedagógica do projeto foi realizada a partir dos aspectos da educação não formal e a análise filosófica foi realizada à luz do movimento de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e da alfabetização científica. Este estudo teve seus fundamentos pautados principalmente nos autores: Áttico Chassot, Glen Aikenhead, Lúcia Helena Sasseron, Anna Maria de Carvalho, Wildson Luiz P. dos Santos, Fernando Hernández e Maria da Glória Gohn. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórico-empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um Estudo de Caso apoiado em observações, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, grupo focal, além de leituras realizadas em artigos e livros da área de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. A análise dos dados coletados nos indicou que o desenvolvimento do projeto CurtaCiência oportunizou aos alunos a (re)construção de concepções sobre o mundo, o desenvolvimento de valores, mudança de comportamento, bem como a visão crítica do mundo e, consequentemente, contribuiu com a alfabetização científica. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Guia Didático Eletrônico que ficará disponível no site EDUCIMAT, para professores e pesquisadores de Ciências interessados em um método diferenciado para trabalhar o Ensino de Ciências com seus alunos.