Ciência em pingos: o podcast como recurso de Divulgação Científica
Metadados
Título
Ciência em pingos: o podcast como recurso de Divulgação Científica
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
DP
Autor
Luiz Felipe Santoro Dantas
Orientador
Eline Deccache Maia
Nome do Programa
Ensino de Ciências
Instituição de Ensino
IFRJ
Cidade
Nilópolis
UF
RJ
Palavras-Chave
Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Recursos educacionais; Tecnologias Digitais; Podcast.
Modalidade
Regular e EPT
Nível de Ensino
EM e ES
Componente Curricular
Geral
Público Alvo
AG
Problema de Pesquisa
Como os materiais de divulgação científica, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação, podem alavancar o interesse no ensino de ciências?
Objetivo Geral
Analisar e investigar as relações entre o podcast desenvolvido e o ensino de ciências, estabelecidos por professores e professores em formação.
Objetivos Específicos
1) Realizar o levantamento bibliográfico e documental sobre a temática estudada; 2) Produzir a primeira temporada de podcast com a temática da pandemia de Covid-19; 3) Investigar o potencial da divulgação científica por meio do podcast produzido; 4) Avaliar/validar um dos processos de construção do produto educacional desenvolvido, o roteiro, entre professores, professores, em formação e pareceristas da área (saúde, ensino e divulgação científica); 5) Validar o podcast em diferentes instâncias; 6) Elaborar um segundo produto educacional, e-book intitulado “Por que ainda não fiz um podcast? Um guia descomplicado”, para um direcionamento de como criar podcasts; 7) Validar o e-book com professores e professores em formação; 8) Divulgar os produtos educacionais.
Resumo
A presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos no ensino de ciências por meio de materiais de divulgação científica e dos instrumentos tecnológicos, fundamentado na divulgação científica, ensino de ciências e tecnologias digitais de informação e comunicação. Dessa maneira, intencionamos avaliar os impactos e a pertinência do podcast Ciência em Pingos no ensino, produto educacional desta tese, elaborado com o objetivo de levar informações de temas científicos usando linguagem interessante e atraente para alunos, professores e o público em geral, no estilo do que se faz na divulgação científica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativo com vistas a mensurar o impacto do podcast elaborado. Nessa perspectiva, o trabalho tem caráter exploratório, apoiado na pesquisa do tipo bibliográfica. Seus sujeitos centrais foram professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), assim como professores em formação do curso de Licenciatura em Química da UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecido pelo consórcio Centro Superior de Educação a Distância (CEDERJ). Para a coleta de dados, utilizou-se a técnica da triangulação, por meio de entrevistas não estruturadas com os professores universitários e questionário com professores em formação. Incluímos também, como sujeitos secundários, estudantes do Ensino Médio Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), para analisarem a receptividade, potencialidades e limitações quanto ao uso dos podcast nas aulas por meio da observação do professor responsável pela turma. Devido aos resultados alcançados, elaborou-se também um segundo produto educacional, o e-book “Por que ainda não fiz um podcast? Um guia descomplicado”, para auxiliar professores, professores em formação e o público geral, a fim de torná-lo um suporte que auxilie na produção de seus podcasts de maneira simples e rápida. Ambos os produtos passaram pela etapa de pré-produção, produção e pós-produção e foram validados por pareceristas e avaliados pelos sujeitos da pesquisa em diferentes instâncias. O Ciência em pingos encontra-se nos principais agregadores de podcasts e o e-book disponibilizado na plataforma ResearchGate. Como resultado, o podcast se mostra como um recurso educacional promissor e com grande potencial no ensino de ciências, sendo um material de divulgação científica que consegue atrair os estudantes e professores, e que contribui significativamente para alfabetização científica no ensino de ciências.