Biologia Mar“Cante”: Utilizando a música no ensino investigativo
Metadados
Título
Biologia Mar“Cante”: Utilizando a música no ensino investigativo
Ano de Defesa
2020
Grau de Titulação
MP
Autor
Sheila Cristina Wolfart Ramos
Orientador
Luiz Carlos de Pinho
Nome do Programa
PROFBIO Ensino de Biologia em Rede Nacional
Instituição de Ensino
UFSC
Cidade
Florianópolis
UF
SC
Palavras-Chave
Ensino de Biologia; Educação Básica; Alfabetização Científica.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Biologia
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
N. I.
Objetivo Geral
Elaborar composições sobre temas que os alunos consideram de difícil compreensãono ensino da biologia, tendo como produto final músicas, que serão disponibilizadas em um canal no YouTube denominado “Biologia MarCante”, com materiais audiovisuais e um ebook com as letras e cifras das músicas elaboradas, dispondo de orientações para sua utilização em práticas pedagógicas investigativas.
Objetivos Específicos
1) Identificar, através da análise de questionários submetidos a alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Edith Prates Gonçalves, temas em biologia onde há maior dificuldade compreensão dos conteúdos; 2) Elaborar letras de músicas, baseadas nos temas em biologia selecionados, utilizando elementos textuais do discurso musical que remetam ao seu uso de forma investigativa; 3) Fazer registros musicais (gravações audiovisuais e e-book com cifras e/ou partituras) com orientações para sua utilização no ensino investigativo em espaços de ensino formais e não-formais.
Resumo
A música é, desde os primórdios da humanidade, uma forma de comunicação amplamente utilizada nas mais variadas culturas das mais diversas formas. Ela traduz sentimentos, emoções, expressões de diversidade cultural, étnica, religiosa, entre muitos outros aspectos. A música desperta o interesse das pessoas e, como método, pode conter elementos que estimulem a investigação e a alfabetização científica. Como professora de biologia, escuto frequentemente por parte dos estudantes comentários relacionados às dificuldades que apresentam em compreender temas das áreas biológicas por variados motivos, entre eles, a complexidade da nomenclatura científica. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de composições musicais, utilizando-se de elementos textuais do discurso musical que proporcionassem a intermediação da alfabetização científica e do ensino investigativo. O ponto de partida para a escolha dos temas das composições se deu através de um questionário submetido aos estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professora Edith Prates Gonçalves, em Penha, Santa Catarina, Brasil, onde chegou-se a quatro canções das opções mais escolhidas pelos estudantes, sendo elas: genética, respiração celular aeróbia, botânica (ciclo vegetal) e ecologia. Foi realizada também a análise das letras das músicas produzidas, na qual suas metáforas, perguntas, possibilidades de inferências, representações mentais e argumentações são discutidas. Os registros audiovisuais das canções foram produzidos e disponibilizados no canal Biologia MarCante, na plataforma Youtube, juntamente com um e-book propondo a utilização de cada uma delas como instrumento pedagógico investigativo.