Alfabetização Científica na perspectiva CTS: percepções sobre os cadernos pedagógicos de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Metadados
Título
Alfabetização Científica na perspectiva CTS: percepções sobre os cadernos pedagógicos de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ano de Defesa
2016
Grau de Titulação
MA
Autor
Monise da Silva Nascimento
Orientador
Maria Auxiliadora Delgado Machado
Coorientador
-
Nome do Programa
Educação
Instituição de Ensino
UNIRIO
Cidade
Rio de Janeiro
UF
RJ
Palavras-Chave
Alfabetização Científica; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino Fundamental; Educação Libertadora.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EF I
Componente Curricular
Ciências
Público Alvo
Outros (Análise documental)
Problema de Pesquisa
Os cadernos pedagógicos contribuem com uma prática de Alfabetização Científica?
Objetivo Geral
Analisar os conteúdos do caderno pedagógico utilizado nas aulas de Ciências Naturais das escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, no que se refere ao primeiro bimestre do quarto ano de escolaridade do Ensino Fundamental, tendo como foco as intervenções presentes no material, que podem ou não levar à promoção da Alfabetização Científica alinhada com as bases da fundamentação teórica da educação CTS de inspiração freireana.
Objetivos Específicos
1) Fazer a leitura sistemática dos documentos que fazem parte da proposta de unificação do currículo da SME/RJ (Orientações Curriculares, Descritores Pedagógicos, Avaliações Bimestrais), buscando pistas que podem contribuir para a compreensão do trabalho com os cadernos pedagógicos.
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo analisar os conteúdos do caderno pedagógico utilizado nas aulas de Ciências Naturais das escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, no que se refere ao primeiro bimestre do quarto ano e escolaridade do Ensino Fundamental, tendo como foco as intervenções presentes no material, que podem ou não levar à promoção da Alfabetização Científica alinhada com as bases da fundamentação teórica da educação CTS de inspiração freireana. Para desenvolver a pesquisa foi feita a leitura sistemática dos demais documentos que fazem parte da proposta de unificação do currículo da SME/RJ (Orientações Curriculares, Descritores Pedagógicos, Avaliações Bimestrais), buscando pistas que podem contribuir para a compreensão do trabalho com os cadernos pedagógicos. A fundamentação teórica apresenta a necessidade de as escolas contemplarem a Alfabetização Científica, pois trata-se de um caminho favorável à construção da cidadania e criticidade. Partindo da definição de Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa, deslocamos o significado para o campo da educação em Ciências, propondo a abordagem da função social dos conhecimentos escolares. O estudo, de cunho qualitativo, propõe uma análise documental dos documentos relacionados aos cadernos pedagógicos e de uma análise de conteúdo com os conteúdos de Ciências Naturais presentes no caderno selecionado. As considerações apontam um material desconectado da realidade dos educandos, que oferece aos alunos o conteúdo mínimo possível, com base apenas no que será cobrado nas avaliações externas. Pode-se perceber uma carência de contextualização e adequação à leitura de mundo dos alunos, bem como de problematizações que permitam ao aluno construir seu conhecimento, da mesma maneira que se observa pouca relação de um conteúdo com o outro, dificultando e/ou impossibilitando a construção da Alfabetização Científica.