Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de uma Sequência Didática interdisciplinar sobre o Ribeirão Santa Rita
Metadados
Título
Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de uma Sequência Didática interdisciplinar sobre o Ribeirão Santa Rita
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
MA
Autor
Priscila Machado da Silva
Orientador
Tathiane Milare
Nome do Programa
Educação em Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
UFSCar
Cidade
Araras
UF
SP
Palavras-Chave
Alfabetização Científica e Tecnológica; Temas Regionais; Sequência Didática.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Componente Curricular
Geral
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Quais são as contribuições e limitações do processo de implementação de uma sequência didática sobre o Ribeirão Santa Rita, realizada de forma remota, para a formação crítica de estudantes do Ensino Médio da cidade de Fernandópolis-SP?
Objetivo Geral
Investigar como um tema regional (Ribeirão Santa Rita) pode contribuir para promover a Alfabetização Científica e Tecnológica de estudantes de Ensino Médio, por meio de uma sequência didática realizada de forma remota.
Objetivos Específicos
1) Propor, desenvolver e avaliar uma sequência didática remota e interdisciplinar voltada aos estudantes de Ensino Médio da cidade de Fernandópolis/SP sobre o Ribeirão Santa Rita; 2) Analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes, de acordo com os indicadores de ACT propostos por Bocheco (2011); 3) Contribuir na formação dos estudantes como cidadãos, para que por meio da pesquisa, possam argumentar e debater com segurança a respeito do Ribeirão Santa Rita.
Resumo
Um dos bens naturais que nasce e corta a cidade de Fernandópolis/SP é o Ribeirão Santa Rita, que apesar de começar neste município, somente termina ao desaguar nas águas do Rio Grande que divide os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Desse modo, baseado na ciência e tecnologia que está presente no cotidiano de toda a sociedade, o presente trabalho tem como objetivo investigar como um tema regional (Ribeirão Santa Rita) pode contribuir para promover a Alfabetização Científica e Tecnológica de estudantes de Ensino Médio, por meio de uma sequência didática realizada de forma remota. Dessa forma, através de divulgações em redes sociais, os estudantes foram convidados a participar da “Oficina sobre ciência e cidadania: Ribeirão Santa Rita”. Essa oficina foi estruturada utilizando como método uma sequência didática interdisciplinar baseada nos três momentos pedagógicos. Avaliou-se acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes, utilizando a Análise Textual Discursiva, de modo que o corpus selecionado para a análise foi categorizado de acordo com: contexto histórico da cidade, relação com o cotidiano, saúde e meio ambiente, interesses empresariais e conceitos teóricos. Posteriormente, avaliaou-se cada uma dessas categorias segundo os critérios de ACT propostos por Bocheco (2011). Dessa forma, foi possível constatar, que a oficina contribuiu para a Alfabetização Científica Prática, Cívica e Profissional ou Econômica dos estudantes. A categoria onde os indicadores de Bocheco (2011) foram menos evidenciados foi: “contexto histórico da cidade”, enquanto na categoria “saúde e meio ambiente” o indicador Alfabetização Científica Cívica se mostrou com grande evidência.