Alfabetização Científica e ensino por investigação: análise de uma Sequência de Ensino Investigativo sobre reações químicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Metadados
Título
Alfabetização Científica e ensino por investigação: análise de uma Sequência de Ensino Investigativo sobre reações químicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ano de Defesa
2022
Grau de Titulação
MP
Autor
Maria Patricia Rodrigues Bahia
Orientador
Kleber Cavalcanti Serra
Coorientador
Elton Casado Fireman
Nome do Programa
Ensino de Ciências e Matemática
Instituição de Ensino
UFAL
Cidade
Maceió
UF
AL
Palavras-Chave
Ensino por Investigação; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimento químico; Sequência de Ensino Investigativo.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
ES
Componente Curricular
Pedagogia
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Como uma SEI sobre reações Químicas (designada para o 4º ano do Ensino Fundamental) pode possibilitar a promoção da alfabetização cientifica de licenciandos do curso de Pedagogia (futuros professores dos anos iniciais)?
Objetivo Geral
Analisar o processo de validação de uma SEI sobre reações Químicas designada para o 4º ano do Ensino Fundamental, por meio da vivência de licenciandos do curso de Pedagogia (futuros professores dos anos iniciais).
Objetivos Específicos
1) Construir a SEI “De olho na Reações” voltada para o 4° ano do ensino fundamental sob a perspectiva do Ensino por Investigação; 2) Desenvolver e analisar a SEI “De olho na Reações” em turmas do curso de Pedagogia sob a perspectiva do Ensino por Investigação com base nos Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Pizarro (2014).
Resumo
O ensino de Ciências constitui-se como uma ação significativa para o entendimento dos fenômenos vivenciados no cotidiano dos estudantes, possibilitando a percepção de que as Ciências estão na sociedade e que essa também a constitui. É nesse propósito, que o aprofundamento no ensino das Ciências fomenta o processo das curiosidades, fazendo com que se desenvolva um contato mais sistematizado com a realidade. Nesse contexto, vale ressaltar as contribuições do conhecimento químico nos anos iniciais, que a partir de conteúdos como, fenômenos da natureza, fotossíntese, combustão da matéria, decomposição da matéria orgânica entre outros, favorece de forma significativa a formação científica inicial dos estudantes. O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar o processo de validação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre Reações Químicas designada para o 4º ano do Ensino Fundamental, vivenciada por licenciandos do curso de Pedagogia (futuros professores dos anos iniciais). Para esse propósito teremos como abordagem didática o ensino por investigação que se constitui como um elemento significativo para promover o desenvolvimento da autonomia intelectual do Estudante por meio da interação com seus pares, professores e com os conhecimentos científicos. Nessa perspectiva, foi construída uma SEI, com o tema “De olho nas reações” que foi validada por Estudantes do 7º período do curso de Pedagogia da UFAL. A presente pesquisa foi desenvolvida sob os fundamentos da abordagem qualitativa, tendo como tipo o nível descritivo. A coleta de dados foi realizada através do desenvolvimento da SEI em aulas remotas com a utilização de ferramentas digitais (meet, google sala de aula e padlet). Os dados foram avaliados a partir dos indicadores de Alfabetização Científica: Articular ideias; Investigar; Argumentar; Ler em Ciências; Escrever em Ciências; Problematizar; Criar; Atuar, Pizarro (2014). Através deste estudo, os resultados revelaram que os licenciandos de pedagogia ao vivenciarem a SEI reconhecem que o ensino por investigação, sendo utilizado como abordagem didática, é eficiente para promover a alfabetização científica de estudantes dos anos iniciais.