Abordagem investigativa e Questões Sociocientíficas como proposta de Alfabetização Científica no ensino de Biologia
Metadados
Título
Abordagem investigativa e Questões Sociocientíficas como proposta de Alfabetização Científica no ensino de Biologia
Resumo
Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades que o permitam apresentar um posicionamento crítico diante de uma situação, obter uma compreensão da natureza do conhecimento científico, entender o que é ciência e como ela é produzida e ter a capacidade de avaliar as produções científicas e tecnológicas que são apresentadas à sociedade, fatores que refletem a necessidade de prepará-lo para o exercício da cidadania, uma condição possível através da alfabetização científica. Considerando esses pressupostos, a presente pesquisa verificou as potencialidades do ensino por investigação atrelado à utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, enquanto uma metodologia capaz de contribuir para alfabetizar cientificamente estudantes de biologia do ensino médio. Para tanto, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de ensino investigativo com alunos do 1° ano da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, que teve como fio condutor a problemática da crise hídrica na cidade e foi estruturada a partir do modelo instrucional curricular BSCS 5E, que resultou em um manual para o professor, produto educacional da presente dissertação que é destinado à docentes de biologia e áreas afins. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa, coletando e analisando os dados a partir das produções escritas dos alunos, gravação e transcrição das aulas e observação participante. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados através dos critérios de análise do conteúdo (BARDIN, 1977). Partindo para os resultados constatamos que os alunos sentiam dificuldades em expressar uma opinião e se posicionar frente uma questão sociocientífica, que foram superadas no decorrer das atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre a problemática através de diferentes olhares e perspectivas. Isso permitiu que os mesmos fossem aos poucos demonstrando aprendizagens em termos conceituais, procedimentais e atitudinais, expressando habilidades, como: a utilização de termos científicos durante a escrita, a capacidade de argumentar e emitir uma opinião com base no conhecimento científico discutido, e emitir opinião consciente acerca dos impactos socioambientais da implantação de uma usina de dessalinização em sua cidade, características que apontam para um processo de alfabetização científica.
Classificação AC
Sim
Grau de Titulação
MA
Autor
Brunna Crislayne Câmara da Costa
Orientador
Ivaneide Alves Soares da Costa
Nome do Programa
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Instituição de Ensino
UFRN
Cidade
Natal
UF
RN
Palavras-Chave
Ensino por Investigação, Questões Sociocientíficas, Alfabetização Científica.
Modalidade
Regular
Nível de Ensino
EM
Público Alvo
Alunos
Problema de Pesquisa
Considerando as demandas atuais da nossa sociedade e os impactos do
progresso da ciência e da tecnologia é possível, através do ensino por investigação,
desenvolver nos alunos de ensino médio competências e habilidades que lhes permitam
se posicionar frente a uma questão sociocientífica e avaliar criticamente as produções de
conhecimento científico e artefatos tecnológicos, promovendo assim a alfabetização
científica?
Objetivo Geral
Impulsionadas por essa discussão, a presente pesquisa tem como objetivo geral
verificar as contribuições da sequência didática investigativa “A água está acabando e agora?”, elaborada a partir da metodologia do ensino por investigação atrelada à
utilização de uma questão sociocientífica local da cidade de Macau/RN, como uma
estratégia propulsora para a alfabetização científica dos estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Clara Tetéo - EEPCT
Objetivos Específicos
Verificar a percepção dos alunos sobre as questões sociocientíficas locais
relativas à ciência e tecnologia e analisar suas opiniões acerca da questão
sociocientífica relacionada à crise hídrica na cidade de Macau/RN; Elaborar e aplicar uma sequência didática de ensino por investigação com
ênfase na abordagem da questão sociocientífica da instalação de uma usina de
dessalinização da água do mar para a produção de água potável em Macau/RN;. Avaliar as potencialidades da abordagem investigativa e sociocientífica para o
desenvolvimento da alfabetização científica.
Componente Curricular
Biologia
Contexto (Não escolar, Escolar e AG)
Escolar
Ano de Defesa
2018